Na sexta-feira (08), a Escola Luiz Real, no distrito rolandense de São Martinho, realizou o lançamento dos livros produzidos por seus 120 alunos por meio do projeto Estante Mágica. A noite de autógrafos teve início às 19h e contou ainda com apresentação musical do Grupo Illuminare, declamação de poesia dos alunos que participaram dos Jogos Florais e apresentação coletiva de uma música especial. Toda a comunidade pode prestigiar o trabalho dos pequenos escritores. “A gente resolveu fechar o ano mostrando para os pais um pouco do nosso investimento em leitura e escrita com esse lançamento”, afirmou a pedagoga Márcia Estela Gomes do Nascimento.
De acordo com a pedagoga, este foi o primeiro ano que o projeto foi realizado. A ideia começou no mês de abril e a produção efetiva aconteceu nos meses de agosto, setembro e outubro. Todos os textos e ilustrações foram supervisionados pelos professores, que formaram uma equipe multidisciplinar para o projeto. Os pais e a comunidade escolar também colaboraram com a venda de rifas, que possibilitou arcar com os cursos da publicação de um exemplar de cada aluno, totalizando os 120 livros.
O projeto foi desenvolvido com os alunos do 1° ao 5° ano, com temas de acordo com o conteúdo curricular de cada série. “O 1° ano trabalhou em cima da história deles e da família”, explicou Márcia. “O 2° ano trabalhou o tema animais, cada criança escreveu a respeito de histórias vividas ou criadas sobre animais”, continuou. “O 3° ano fez sobre a história de Rolândia, que é o conteúdo deles. Eles fizeram todo um trabalho de redação, entrevista”, contou a pedagoga. O 4° ano desenvolveu livros sobre meio ambiente e o 5° ano teve tema livre. “Teve coisas de princesas, piratas”, concluiu Márcia. A pedagoga elogiou a atuação dos professores que abraçaram o projeto. “Se não fosse uma equipe de professores comprometidos, não estaríamos satisfeitos agora com o resultado nas mãos”, declarou.
Márcia destacou que todos os livros são muito ricos, em especial o que fala de Rolândia por abordar aspectos como a parte histórica, pontos turísticos e os distritos, se tornando uma referência para uso em sala de aula. “É um material que todas as escolas podem trabalhar”, afirmou a pedagoga. Inclusive, a intenção da escola é arrecadar fundos para fazer mais exemplares destes livros para fazer parte do acervo da biblioteca. Para isso, a Escola conta com doações e apoio da comunidade. “Já distribuímos no comércio ofícios pedindo colaboração”, revelou Márcia. “A gente tem dinheiro para alguns livros, mas gostaríamos que a criança levasse seu livro e a escola pudesse ficar com um livro de cada um”, afirmou.
O telefone da escola Luiz Real, para quem quiser ajudar, é (43) 3240-1357.