Na última segunda (18), Monsenhor José Agius, conhecido como “Padre Zé”, recebeu do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, a confirmação de que assumira a paróquia de São Paulo Apóstolo, na Vila Operária, em Rolândia. A notícia trouxe muita alegria para a comunidade católica rolandense, que estava insatisfeita com a possível transferência do padre de Rolândia. “O arcebispo me confirmou que eu posso assumir a paróquia São Paulo apóstolo, uma vez que o padre Bach está em tratamento de saúde e não têm condições de assumir a direção da paróquia. Isso que motivou minha permanência aqui”, esclareceu Padre Zé.
Segundo ele, a nomeação está prevista para o final de janeiro. Ao mesmo tempo em que Padre Zé assume a nova paróquia na Vila Operária, será sucedido pelo padre Joel Ribeiro Medeiros (53), de Londrina, na Paróquia São José – padre Joel comemora 26 anos de ordenação no dia 28 deste mês. O pároco de Rolândia afirmou ter ficado satisfeito com a decisão. “Estou feliz por ficar em Rolândia”, declarou. Na prática, Padre Zé apenas deixa a administração e a pastoral da Paróquia São José. “De acordo com meu sucessor, nada impede que eu continue rezando missas e confessando fieis aqui na Matriz, ele mesmo vai me convidar”, adiantou o futuro pároco da Igreja São Paulo.
Entenda
Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, comunicou ao monsenhor José Agius a transferência do pároco da paróquia São José, em Rolândia. A notícia caiu como uma bomba entre os católicos rolandenses, que se mobilizaram nas redes sociais para pedir a permanência do monsenhor em Rolândia, já que ele poderia ir embora da cidade, onde está há meio século. O caso se resolveu com a permanência do monsenhor como pároco da Vila Operária e a vinda do padre Joel Medeiros para a paróquia São José.
Dom Geremias foi nomeador como Arcebispo da Arquidiocese de Londrina pelo papa Francisco em 14 de junho deste ano – ele veio transferido da Diocese de Paranavaí. Ele é o quinto Arcebispo desta Sé ArquiEpiscopal, que estava com sede vacante desde 16 de novembro de 2016, após a nomeação de Dom Orlando Brandes como Arcebispo de Aparecida no lugar de Dom Raymundo Damasceno, que renunciou ao cargo devido à idade no dia 16 de novembro de 2016. Dom Orlando Brandes ficou 10 anos à frente da Arquidiocese de Londrina e despediu-se no dia 15 de janeiro de 2017. Ele assumiu a Arquidiocese de Aparecida (SP), onde está instalado o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Dom Orlando tem 71 anos e desde 2006 foi arcebispo de Londrina, quando substituiu Dom Albano Cavallin, falecido em fevereiro de 2017.