PSE une Saúde e Educação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. PSE une Saúde e...

Em 2017, as secretarias de Saúde e Educação realizaram pelo quarto ano consecutivo o Programa Saúde na Escola (PSE), que integra as duas pastas visando promover qualidade de vida e cuidado aos alunos. “O PSE não se faz sozinho só com a Saúde ou só com a Educação, ele é o complemento um do outro”, afirmou Suely Woehl, coordenadora de Saúde. Diversos assuntos são abordados por meio de palestras, teatros e atividades dinâmicas de prevenção a saúde, alimentação saudável, direitos humanos, drogas, álcool, tabagismo e combate a dengue.

No programa, cada uma das nove Unidades Básica de Saúde (UBS) fica responsável por duas a três instituições escolares do município, entre CMEIs e escolas municipais. Suely destacou que neste ano, a APAE começou a fazer parte do programa, totalizando 22 instituições. Para Suely, o projeto mais uma vez trouxe resultados muito positivos devido a parceria das escolas e CMEIs em 2017. “Elas nos ajudaram muito neste ano”, afirmou. Para o próximo ano, a coordenadora tem expectativa de aprimorar o PSE. “A gente vai continuar com as mesmas escolas, mas a gente quer ver se faz isso em tempo recorde”, revelou.

O PSE tem diversas atribuições, como a realização do exame de acuidade visual, que detecta possíveis problemas de visão nos alunos. Além disso, os educadores físicos das escolas medem e pesam os estudantes para verificar o IMC e encaminhar o aluno a uma consulta com nutricionista pela secretaria de Saúde caso ele esteja obeso ou próximo da obesidade. A sexualidade é um dos últimos assuntos trabalhados no ano, para coincidir com o tema dentro do currículo escolar de Ciências, que estuda o corpo humano. “O PSE vem dando suporte neste tema também”, destacou a coordenadora. O programa ainda inclui cuidados com a saúde bucal como avaliação, escovação e aplicação de flúor.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: