Todo começo de ano expectativas e incertezas tomam conta da agenda de todos os empresários. Preocupação, dúvidas, insegurança. O que esperar de 2018?
“Será um ano perdido” alguns acreditam. Afinal, alguns acontecimentos podem travar a nossa economia: a tentativa do governo de aprovar a reforma previdenciária, a copa do mundo de futebol e a eleição presidencial.
O país não vai parar por conta desses episódios, acredito eu. Falo sob a ótica de empreendedor e professor. Me baseio nos argumentos de especialistas da área econômica que apresentam números otimistas para esse ano que se inicia.
Vamos a eles: a recessão ficou para trás. A inflação fechou 2017 abaixo de 3%. A expectativa para 2018 é de 4% e está sob controle. Isso indica menor variação de preços de produtos e serviços ao longo do ano.
A taxa básica de juros caiu para 7%, menor patamar nos últimos 23 anos. A tendência é que esse índice reduza mais. Juros baixos fazem com que os consumidores voltem a procurar empréstimos e financiamentos que lhes permitam a retomada do consumo. Isso tende a provocar o aumento nas vendas de indústrias e do comércio.
Produzindo e vendendo mais, surge a necessidade de contratações de funcionários, reduzindo o nível de desemprego. Pessoas empregadas passam a ter renda, permitindo a volta do consumo. E havendo o consumo, as organizações prosperam, geram emprego e renda. Este é o ciclo positivo da economia. O reflexo de tudo isso será, segundo o governo, o crescimento da economia na casa dos 3%.
O cenário de 2018 está então, definido? É claro que não. A economia brasileira é altamente influenciada por acontecimentos políticos, demográficos e sociais. Mas o que temos até o momento nos deixa otimistas. Cabe a você agora, fazer uma análise de como essas informações vão impactar o seu negócio e se preparar para o que vem pela frente. Estude o mercado e identifique oportunidades. Este é o ano da retomada. Eu acredito nisso.
Fábio Iwakura é docente do ensino superior, consultor empresarial e diretor da Inteligência Consultoria Empresarial.
Contato: [email protected] / (43) 9.8404-0482
NOVO COLUNISTA
O Jornal de Rolândia tem um novo colunista para a área empresarial: o professor e consultor Fábio Iwakura. A partir de agora, quinzenalmente seus artigos sobre gestão, empreendedorismo e marketing serão publicados no jornal. Bem-vindo, Fábio
(nota da editoria)