Os participantes do Mutirão Hotel Rolândia “abraçaram” o hotel literalmente. O abraço foi dado na tarde do domingo (21) e envolveu cerca de 50 pessoas, que enfrentaram o sol e o calor de janeiro para iniciar, de fato, o projeto de terminar a reconstrução do Marco Zero da cidade de Rolândia.
Os mutirantes aproveitaram para fazer uma limpeza no local, separaram as madeiras podres que estavam jogadas e cercaram o Hotel com estacas e arame – mas não se esqueceram de enfeitar o arame com fitas coloridas. Os buracos para as estacas, frutos de doação, foram feitos pela manhã do domingo, deixando tudo pronto para que se fixasse a “cerca” durante a tarde, quando estaria muito quente para se escavar. Ainda assim, muita gente suou e se sujou com a labuta.
Música e comida
Como ninguém é de ferro, os participantes do Mutirão pararam para descansar e se hidratar embaixo da jaqueira que há no local. Aproveitaram para comer bolos levados por alguns mutirantes e beber um suco de manga com açúcar mascavo. Tudo isso acompanhado pelo acordeom de Roland Kronenberg, do grupo Rotkappen. A música incentivou até para que se formasse uma apresentação de dança, com direito a um “cosplay” de pioneiro, vivido pelo artista Edson Massuci.
Depois da festa, os participantes do Mutirão voltaram ao trabalho e terminaram por cercar o Hotel.
Reunião na prefeitura
Na tarde da terça-feira (23), cerca de 12 pessoas participaram de uma reunião com o vice-prefeito Roberto Negrão e com a secretária de Planejamento, Catarina Schauff, no gabinete da prefeitura. Na pauta, a questão burocrática para se fazer uma parceria para a conclusão do Hotel Rolândia e a formação de uma Comissão que represente o Mutirão. Os participantes pediram o recolhimento do lixo catado no domingo e o isolamento da área do Hotel com alambrado. Um projeto mais simples também foi solicitado pelos mutirantes, o que implicaria em uma conclusão mais rápida, para que o local possa começar a ser usado (por alunos e pelas pessoas) o quanto antes. A Comissão que será formada irá atrás do apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e das empresas. Uma nova reunião foi marcada para a terça-feira (30).
A foto de capa é de Cássia Popolin.