Em novembro de 2015, foi anunciado que Rolândia seria a primeira cidade do Brasil a receber o robozinho Albert, por meio de projeto-piloto entre os governos sul-coreano e brasileiro. Porém, devido a problemas, os robôs desenvolvidos pela SK Telecom, da Coreia do Sul, estão retidos na alfândega em Campinas (SP) há quase dois anos. A escola municipal Maria do Carmo, no Domingos Neves, seria a instituição presenteada com os robôs que funcionam com os celulares do sistema Android, possibilitando que as crianças aprendessem Inglês e Matemática por meio do Albert e dos smartphones.
Na época, os alunos e alunas da escola de Rolândia até receberam os simpáticos robozinhos e representantes da SK Telecom. As crianças ficaram encantadas e entusiasmadas em poder ter acesso a essa tecnologia. O Jornal de Rolândia foi até o estabelecimento escolar e fez uma matéria, fotografando e filmando o primeiro, e único, contato dos alunos com os modelos Albert.
O advogado Hélio Camargo, sócio da empresa sul-coreana, afirmou que está tendo dificuldades com a Receita Federal para liberar a remessa, que foi enviada para pessoa física. Como explicou o advogado, a legislação brasileira é diferente dos outros países e os robôs deveriam ter sido enviados diretamente às entidades, via CNPJ, para que não fosse gerada tributação na importação. “Quando a empresa SK mandou, através da empresa de marketing dela, ao invés de enviar diretamente para as escolas que estavam responsáveis ou associações que não têm tributação, mandou por pessoa física, porque ela achou que poderia receber aqui e depois fazer a distribuição”, declarou o advogado.
As providências para resolver esse impasse estão sendo tomadas, no entanto, Hélio afirmou que não é possível estipular um prazo para que os robôs finalmente sejam entregues à escola. “A empresa da Coreia está requisitando a devolução ou envio de uma nova remessa, com produtos mais atualizados para as escolas em que vão ser feito instalado o projeto”, esclareceu. Além de Rolândia, as cidades de Londrina, Primeiro de Maio e Terra Rica também deveriam receber os robôs.