Rolândia: UBSs receberão Selo Bronze

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Oito das nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rolândia agora vão integrar o Selo Bronze, oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) em reconhecimento a padronização e qualidade nas UBS. A notícia foi dada à Equipe da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Rolândia por uma das avaliadoras na quarta-feira (31). As UBSs Central, Vila Oliveira, Santiago, San Fernando, Tomie Nagatani, Nobre, São Martinho e Bartira se somam à UBS do Parigot de Souza, que já havia recebido o selo em 2017. As unidades receberão o selo em uma cerimônia especial cuja data ainda está sendo definida.

Karla Ulinski, diretora de Atenção Primária da Saúde, explicou que com apoio do Programa de Qualificação da Atenção Primária a Saúde – APSUS, foram promovidas oficinas de qualificação dos colaboradores e dos processos de trabalho. “O estado investiu em educação permanente junto às equipes e também na estruturação”, explicou Karla. Tudo isso colaborou para que as unidades melhorassem seu atendimento e atenção ao paciente, que consequentemente foram reconhecidos pelos avaliadores do Selo, que fazem parte da SESA e da 17ª Regional de Saúde de Londrina. A diretora explicou o que o selo representa para Rolândia. “O hipertenso, por exemplo, é atendido da mesma forma na UBS Central, na Vila Oliveira, no Parigot, no San Fernando. A intenção é essa, a de padronizar o processo de trabalho”, declarou.

O Selo Bronze é a padronização inicial das UBSs e para consegui-lo, foram avaliados 104 itens nas unidades rolandenses, sobre identificação, atendimento e organização. “Dentro dessas limitações que ainda temos na estrutura física, foi considerado muito o processo de trabalho”, afirmou a diretora. Karla exemplificou um dos processos que foi considerado na avaliação. “Na saúde da mulher, todas as mulheres que estão na faixa etária preconizada para coleta de CO [exame preventivo] e mamografia, elas têm o acompanhamento”, esclareceu.

Para melhorar o atendimento e submeter todas as UBSs a avaliação, a equipe da Atenção Primária elaborou 17 protocolos de Procedimento Operacional Padrão (POPs) atualizados para padronizar e aprimorar esses processos em cada uma, orientando sobre todas as providências dentro das unidades, especialmente na parte organizacional. Karla ainda destacou que o bom atendimento depende dos dois lados e o paciente também deve fazer a sua parte e se identificar, comparecendo a unidade com seus documentos e o Cartão SUS, mesmo que fotografado no celular. Falando em nome da secretaria de Saúde de Rolândia, a diretora parabenizou a todos os colaboradores das unidades rolandenses que se empenharam neste processo.

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