Luiz Antônio Soares, rolandense de 58 anos, assumiu a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia no último dia 25 de janeiro. Ele fazia parte da equipe da secretaria de Infraestrutura e pretende atender ao principal pedido do prefeito em sua gestão da secretaria. “O primeiro ponto é terminar de exterminar os borrachudos que estão incomodando a população”, destacou.
A secretaria está fazendo testes com um novo larvicida para verificar se ele é mais efetivo que o anterior no combate aos borrachudos e, em cerca de 15 dias, a equipe já saberá o resultado. “Queremos que funcione e vá corresponder aquilo que estamos esperando”, afirmou o novo secretário.
A última aplicação foi em dezembro, ou seja, no mês de janeiro o ciclo da aplicação foi perdido e será iniciado novamente agora no início de fevereiro. “Já foi encomendado novamente [os larvicidas para que seja sanada essa situação, eles vão ser distribuídos nos pontos e no dia 12 de fevereiro será aplicado e depois no dia 27, teremos o resultado”, explicou Luiz.
O secretário assegurou que a aplicação voltará a ser realizada com a frequência correta. “Agora toda quinzena vai ser aplicado o larvicida”, garantiu. A aplicação a cada quinze dias se faz necessária quando a quantidade de borrachudos é muito alta, mas em situações de menor incidência, a aplicação é mensal. “Até nos termos o controle novamente, nós vamos ter que fazer a aplicação quinzenal”, esclareceu.
Outra prioridade da secretaria é dar andamento ao programa Pró Solo, que trata da adequação de solo nas cerca de 25 propriedades da Bacia do Cafezal que estão sem curva de nível, por meio de um programa federal com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB). “Vou esta semana já normalizá-lo para o mais breve possível saírem as licitações e nós colocarmos isso para andar”, afirmou Luiz Antônio.