Ônibus Lilás e o acolhimento à mulher

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Ônibus Lilás e o...

Neste sábado (24), Rolândia receberá o Ônibus Lilás da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, que estará cercado por diversas ações voltadas para mulheres em conjunto com a Saúde, Assistência Social, Esportes e Educação. O ônibus é uma unidade móvel de Atendimento Itinerante à Mulher em Situação de Violência que ficará na Praça Castelo Branco, das 9 às 12h e a tarde, o ônibus vai para a Praça Bovis na Vila Oliveira, onde permanecerá das 13 às 17h. “Ele é um pontapé para as comemorações do Dia Internacional da Mulher, que será no dia 8 de março”, destacou a vereadora Edileine Griggio (PSC), responsável pela solicitação do ônibus, que estará pela primeira vez em Rolândia.

Uma equipe de cerca de 40 profissionais de diversas áreas se dispuseram a participar do evento voluntariamente. Serão realizadas atividades de alongamento, aula de zumba, orientações e outros serviços. Suely Woehl falou em nome da secretaria de Saúde adiantando alguns testes que serão ofertados no sábado. “Vamos estar aferindo a pressão arterial, falando sobre a prevenção do câncer de mama, porque a gente estará com a ‘mama amiga’, de silicone, onde a gente mostra como fazer o auto exame”, elencou Suely. Também será possível fazer teste de glicemia, sífilis e hepatite e as participantes também receberão orientações sobre o combate a dengue. A secretaria fornecerá um auxiliar de enfermagem de cada UBS e três agentes comunitários de saúde. As ações serão realizadas com os parceiros Labormed, Primaflora, Biofórmula e o NASF, núcleo da própria secretaria que une assistência, saúde e nutrição. A secretaria de Educação e os escoteiros também serão parceiros na realização do evento.

A orientação jurídica ficará por conta das advogadas Soraia Inez e Caroline Griggio, especialmente se tratando da lei Maria da Penha. “Elas vão estar recepcionando as mulheres que forem procurar por mais informações e dentro do ônibus tem uma estrutura e um espaço reservado para que a mulher não fique exposta”, explicou a vereadora. “A violência contra a mulher acontece de várias maneiras e nós temos que combater isso”, apontou Edileine.

Edileine destacou a importância da presença do ônibus no combate a violência contra a mulher. “Ele é fundamental, pois é o primeiro passo para que a mulher venha buscar orientações psicológicas, jurídicas e da assistência social”, afirmou. “É um trabalho que eu acho importantíssimo, nós temos que sair em defesa da mulher, porque ela tem direitos e deve e pode procurar por isso”, complementou a vereadora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: