Chácara Marabu: patrimônio rolandense

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Chácara Marabu: patrimônio rolandense

O ambientalista Adrian Saegesser, da Chácara Marabu, utilizou a reunião mensal do Conselho Municipal de Turismo de Rolândia para contar um pouco dos 80 anos de história da Marabu. O encontro foi realizado no centro cultural Nanuk na noite de terça-feira (20) e teve uma boa participação do público. Os pais de Adrian, Ursula e Heino, e sua irmã Mônica, também estiveram na reunião.

Depois de descrever a história da Marabu, com direito a um depoimento emocionante de sua mãe, Ursula (que pode ser assistido pelo app Zappar), Adrian revelou que está indo para a Suíça no dia 03 de maio, onde já moram suas irmãs. Os seus pais continuarão em Rolândia e visitando a Chácara Marabu pelo menos uma vez por semana. Fica o legado da Mata do Suíço, transformada e protegida por uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) e uma Associação de Amigos que dará continuidade às atividades culturais, turísticas e pedagógicas da Marabu.

Perguntada sobre o porquê de não venderem a Marabu, a família é bem direta: “É a nossa vida, por mais que estejamos indo embora. “É admirável num mundo onde o dinheiro fala mais alto, eles terem esta postura em manter este “pulmão verde” para Rolândia e região”, afirmou Daniel Steidle, presidente do Comtur. Steidle sugeriu, ainda, que Adrian fizesse um convênio com a UEL antes de ir embora.

História – Há mais de 80 anos, em 1937, Arnold e Alice Rechsteiner, um casal de suíços, resolveram aventurar-se por estas terras com o intuito de formar um novo lar numa terra estranha nunca antes percorrida. Nova língua, novos costumes, outro clima, outras plantas e animais, enfim, uma mudança radical em suas vidas.
Anos mais tarde Ursula, filha de Alice, veio morar novamente na chácara com seu marido Heino e seus 3 filhos (Adrian, Mônica e Silvia), que puderam gozar de uma infância alegre e saudável. Depois dos filhos terem seguido seus caminhos, indo os três morarem no exterior, Heino e Ursula continuaram a morar na Chácara Marabú, também eles cuidando para que este pequeno tesouro da natureza continuasse intacto, não utilizando agrotóxicos nem adubos químicos. Adrian voltou para continuar com a Chácara, também transformada em Pousada, onde acontecem eventos culturais, ambientais e sociais.

Mata do Suíço – Uma mata nativa de 24000 metros quadrados foi mantida e zelada por todos essas décadas. Conhecido como Mata do Suíço, esse pedaço da Mata Atlântica é último refúgio virgem da floresta em nossa cidade.


Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: