Um projeto de lei que visa garantir a realização do exame de cariótipo em recém-nascidos que apresentarem sinais indicativos de Síndrome de Down passará pela primeira votação no Legislativo municipal na sessão da próxima segunda-feira (26). De autoria do vereador Rodrigão (SD), a lei tem como objetivo assegurar que maternidades e hospitais do município realizem o exame no recém-nascido caso o médico reconheça algum sintoma no nascimento ou que alterações tenham sido detectadas ainda durante a gestação.
O parlamentar Rodrigão (foto ao lado) apresentou o projeto inspirado em uma lei da capital do Estado, Curitiba, atendendo a demanda repassada pelas mães da Associação de Mães Especiais de Rolândia (AMARE). “Depois eu levei para o Jurídico, para estudar e analisar certinho”, contou. Com isso, a leitura do projeto foi realizada na sessão da última segunda (19). Atualmente, o exame não é feito em Rolândia e caso a lei seja aprovada, o hospital São Rafael será notificado e deverá se adequar para realizá-lo.
O teste de cariótipo identifica possíveis alterações genéticas que podem causar a Síndrome de Down. A realização deste exame é importante para garantir o diagnóstico correto da síndrome e seu posterior tratamento adequado. Após o nascimento, é possível detectar essas alterações nos cromossomos através do estudo das células coletadas através de uma amostra de sangue.
?