Com 16 anos, o jovem já está apto para votar em sua primeira eleição. No entanto, o que muitos não sabem é que o título pode ser feito enquanto ele ainda possui 15 anos. Como explicou Mário Bannwart, chefe do Cartório Eleitoral de Rolândia, isso só é possível para jovens que completem 16 anos até o 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições de 2018. “Isso desde que ele venha aqui ao Cartório Eleitoral até o dia 9 de maio”, ressaltou. Mário destacou que esta é uma ação excepcional que só acontece em ano eleitoral.
Eleitores pós-biometria
Em 2017, Rolândia realizou o cadastramento biométrico que cadastrou 45.279 eleitores. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, este procedimento que zera o número de eleitores e reconta-os através da biometria, somando os que fizeram o primeiro título neste período. Após o prazo, mais pessoas procuraram o Cartório Eleitoral e atualmente, o número de eleitores é de 46.050. O levantamento anterior, da eleição de 2016, constatava 46.746 eleitores. Mário afirmou que o número “não refletia a realidade” porque incluía eleitores que se mudaram e não transferiram o título ou até alguns que foram a óbito.
A quantidade de eleitores de Rolândia ainda pode aumentar, visto que o prazo para transferência, fazer a biometria, regularização (de quem deixou de votar na última eleição) e confecção do primeiro título se encerra no dia 09 de maio. Eleitores que também desejam mudar o nome do seu título para o nome “de casado” ou “solteiro” também podem buscar o serviço dentro deste prazo. Aqueles que não votaram e não justificaram sua ausência na última eleição também precisam procurar o Fórum Eleitoral para pagar a multa e regularizarem a situação para votarem na eleição de 2018 e não sofrerem o cancelamento do título. Já os que deixaram de passar pela biometria não tem multa, mas se não realizarem seu cadastramento biométrico, serão impedidos de votar neste ano.
Não é necessário agendar horário para esses serviços e a dica é sempre não deixar para a última hora. “O atendimento está super rápido neste começo de ano”, destacou o chefe do Cartório Eleitoral. O eleitor deve levar seu documento oficial com foto, CPF, título de eleitor antigo, e comprovante de residência. Homens de 18 a 45 anos que forem fazer o primeiro título precisam levar também o certificado de alistamento militar. O Fórum Eleitoral fica na Rua Ernesto Campaner, 335, no Jardim Santa Mônica, e funciona das 12 às 19h, de segunda a sexta.