O Ônibus Lilás da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social esteve em Rolândia no sábado (24), cercado por diversas ações voltadas para mulheres em conjunto com a Saúde, Assistência Social, Esportes e Educação. Durante a manhã, o evento aconteceu na Praça Castelo Branco no Centro e à tarde, na Praça Bóvis da Vila Oliveira.
Cerca de 40 profissionais de diversas áreas se dispuseram a participar do evento voluntariamente para realizar atividades de alongamento e yoga, testes rápidos de glicemia, sífilis e hepatite, combate a dengue e ao câncer de mama. As mulheres tiveram à disposição orientação jurídica com as advogadas Soraia Inez e Caroline Griggio, recebendo informações sobre violência doméstica e familiar e sobre os seus direitos.
A vereadora Edileine Griggio (PSC), responsável pela solicitação do ônibus, que esteve pela primeira vez em Rolândia, destacou que o evento foi um “pontapé” para as comemorações do Dia da Mulher, comemorado na próxima quinta (08). Ela ainda enfatizou o quão importante é transmitir informações sobre a violência contra a mulher. “Muitas vezes, as vítimas não conseguem enxergar o que realmente está acontecendo em certas situações, e isso pode ser uma violação de direitos. Por isso é importante nos informarmos e estarmos atentos a todas as situações nos relacionamentos e convívios em grupo ou individual”, ressaltou Edileine.
A chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Londrina, Deise Tokano, apontou que essa parceria com os municípios é fundamental para fortalecer as ações de proteção e a garantia de direitos no estado. “É extremamente importante articular as políticas com outras secretarias, no âmbito regional, para o enfrentamento das diversas formas de violências, colaborando e assessorando nossos municípios”, afirmou.
O evento também foi prestigiado pela vereadora Profª Maria do Carmo (PSDB), a primeira-dama do município, Dra. Nilza Francisconi, a secretária de Saúde, Rosana Alves, a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Sandra Regina Martins Teixeira, o Delegado Bruno Rocha, outros secretários municipais e a comunidade rolandense.