Já há tempos a internet vem derrubando, um por um – ou vários por vários, os meios pelos quais consumimos informação e entretenimento. Se me lembro bem, o primeiro que foi ficando pra trás foi o jornal, substituĂdos por portais como UOL, depois na mĂşsica– legais ou nem tĂŁo legais assim –revistas de variedades – a Playboy atĂ© que se segurou muito tempo, pois há anos que praticamente todo conteĂşdo erĂłtico passou pra net, entĂŁo, com a melhora absurda na qualidade da internet, mirou seu canhĂŁo na TV.
Eu nĂŁo vou entrar em uma análise profunda aqui sobre todos os porquĂŞs da coisa, vou me focar no principal: Os serviços de streaming, no caso do Brasil, o Netflix. Lá fora quem está sofrendo mais nĂŁo Ă© a TV, mas o cinema. O Netlfix começou exibindo filmes “vĂ©is” que já haviam saĂdo do cinema e frequentavam a Tela Quente – ou, sei lá, o similar disso nos EUA. Com custo baixĂssimo,virou uma mina de ouro. Investiu em filmes mais novos, sĂ©ries renomadas como Breaking Bad, Friends e deu a cartada final, começou a produzir seus prĂłprios conteĂşdos. O primeiro sucesso já veio avassalador com a sĂ©rie House of Cards, estrelado pelo oscarizado Kevin Space que faturou todo prĂŞmio que apareceu. A partir daĂ foi água morro abaixo, mais uma porrada de conteĂşdo Ăłtimo e original.
Em 2016 o serviço vai dobrar a produção, vai provavelmente concorrer ao Oscar com o filme Beasts of Nation e já tem contratado estrelas como Brad Pitt.
E no Brasil? Já deu para sacar a queda na audiĂŞncia dos programas, principalmente nas novelas e filmes – que alias os canais nem investem mais, sĂł passa porqueira. Escolher o que e que hora que vai assistir Ă© realmente libertador, mas um ponto definiu de vez essa troca da TV pela net: facilidade. Antes era um trampo assistir algo na net, travava, tinha que baixar ilegalmente, achar legenda, ver no monitor…mais fácil ver novela mesmo. Agora Ă© um click, ou mesmo um botĂŁo do controle do aparelho de TV, fácil, rápido e barato. Se vocĂŞ ainda nĂŁo faz isso, ou gosta muito do Tony Ramos, ou está na hora de rever seus conceitos.
Samuel M. Bertoco Ă© formado em Marketing e Publicidade