Há poucos dias Ă frente da ParĂłquia SĂŁo JosĂ© de Rolândia, Padre Joel Medeiros está se adaptando e conhecendo o municĂpio. Padre há 26 anos, ele sempre atuou na arquidiocese de Londrina e nas parĂłquias da cidade. “Na minha vida de padre, Ă© a primeira vez que saio do nĂşcleo de Londrina”, contou. “Vir para cá, oficialmente, com mais tempo, Ă© a quarta parĂłquia, ou quinta, se contar que eu tive uma transitĂłria”, explicou o padre. A mudança deixou Joel mais prĂłximo da famĂlia, que mora em CambĂ©. “Domingo Ă noite, quando termina a celebração, eu já dou uma corridinha em casa para ver a mĂŁe, o pai e os irmĂŁos”, revelou o pároco. Padre Joel considera gradativo o processo de conhecer a parĂłquia e ele planeja fortalecer o vĂnculo com a comunidade visitando as turmas de catequese. “Semana que vem, se Deus quiser, todos os dias eu darei uma passadinha”, afirmou.
Praticante de caminhada matinal, Padre Joel já conheceu escolas, a rodoviária, igrejas e outros pontos de Rolândia. “Eu vou conhecendo a cidade, um dia saio para lá, outro para cá”, revelou. O novo pároco afirmou que teve uma Ăłtima impressĂŁo do municĂpio. “Eu fiquei impressionado com Rolândia porque Ă© uma cidade muito florida, arborizada”, apontou. Ainda falando sobre árvores, Padre Joel lamentou que a seringueira da praça tenha sido cortada, mas tem alguns planos para o local. “De repente, a gente pode pensar em replantar mais uma ou algumas, e tambĂ©m, por ser um momento significativo, atĂ© porque a Campanha da Fraternidade fala da paz e a Oliveira Ă© o sĂmbolo universal da paz, talvez a gente possa encaixar”, sugeriu.
Padre Joel reconhece a importância de seu antecessor e a responsabilidade dar continuidade ao trabalho, conservando uma parceria com Padre ZĂ©. “A gente tem mantido uma boa relação de diálogo e conversa”, destacou. Com a proximidade do perĂodo festivo – Dia de SĂŁo JosĂ©, Semana Santa, Páscoa – Padre Joel revelou que, em conversas com Padre ZĂ©, decidiram manter a mesma programação do ano anterior. O novo pároco da Igreja Matriz considera que ainda Ă© cedo para propor novidades e pretende seguir o trabalho que vinha sendo feito para, sĂł entĂŁo, poder avaliar o que pode ser aprimorado. “Antes de qualquer proposta nova, Ă© importante a gente saber como tudo caminhava”, declarou.
O pároco finalizou com um recado importante Ă população, transmitindo seu objetivo de estimular e fortalecer a uniĂŁo da comunidade catĂłlica no municĂpio. “NĂłs estamos em um ano bastante significativo, um ano missionário e a nĂłs precisamos vivenciar essa experiĂŞncia, nĂłs tambĂ©m estamos no ano dos leigos e, para que eles tambĂ©m tomem consciĂŞncia da unidade da igreja, nĂłs precisamos trabalhar muito por essa unidade”, declarou. “A meta final de todos nĂłs Ă© o Reino de Deus”, concluiu o padre.