Pátio de manobras ferroviário deve ser finalizado até agosto

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A Ordem de Início das obras de remanejamento do pátio de manobras de Rolândia será assinada nesta sexta-feira (16) no gabinete do prefeito Luiz Francisconi. Como explicou o coordenador de Engenharia da Superintendência Regional do DNIT, Max Alberto Cancian, o evento marca o início do prazo de execução da obra. “É quando a empresa recebe o documento pelo qual está oficialmente autorizada a iniciar os trabalhos do pátio”, explicou Cancian, que é rolandense.  

O contrato com a empresa vencedora da licitação (Castilho Engenharia e Empreendimento) foi assinado no dia 12 de março de 2018 e o serviço contratado é o de Execução de Serviços de Remanejamento do pátio de manobras ferroviário no perímetro urbano de Rolândia. O prazo começa a valer dois dias depois de assinado o contrato. “Ou seja, começou na quarta-feira (14)”, ressaltou Cancian. O pátio tem 150 dias (ou cinco meses) para ficar pronto contando a partir do recebimento da ordem de serviço. Isso quer dizer que as obras no fundo do Parque Industrial Barra Grande (atrás da empresa Selmi) devem ser finalizadas até 10 de agosto de 2018. “Esse é o prazo inicial”, enfatizou o coordenador.

Reivindicação antiga dos rolandenses, a construção do novo pátio de manobras estava avaliada em cerca de R$ 2,85 milhões, mas a licitação fez o preço “cair” para o valor de R$ 2.434.997,97. A ideia de remanejamento de recursos para a transposição do pátio partiu dos vereadores João Ardigo e Alex Santana, que apresentaram o projeto a Cancian. “Depois levamos a ideia para o deputado Nishimori (PR)”, relembra Ardigo. “O deputado empenhou R$ 3 milhões para a obra”, ressaltou Santana.

As manobras feitas pelos trens dentro do perímetro urbano de Rolândia se tornaram um pesadelo para os rolandenses – tanto para quem vinha para o centro quanto para quem ia para a Vila Oliveira. A linha do trem chegou a dividir a cidade em duas partes: para baixo e para cima da linha. A cena de pessoas, a pé ou até com bicicletas, “pulando” o trem tornaram frequentes. O ex-vereador José Giuliangeli, o Zezinho, que é deficiente visual, foi o protagonista de uma das histórias mais famosas do trem: Zezinho subiu no veículo para atravessar para o outro lado da linha e o trem começou a andar. O ex-vereador se agarrou ao que podia e só conseguiu descer já em Arapongas, depois de gritar por socorro.

O evento de assinatura da Ordem de Início contará com a presença do superintendente do DNIT, José da Silva Tiago, autoridades municipais, representante da empresa vencedora da licitação e parlamentares que ajudaram no processo.

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