Neste sábado (07), a Associação de Mães Especiais de Rolândia (AMARE) realizará a exposição de fotos “Também fazemos parte deste mundo”, que remete à inclusão das crianças autistas que fazem parte da associação com suas mães. As fotos serão expostas no Calçadão da cidade a partir das 8h30 da manhã, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. As pessoas que estiverem prestigiando o comércio no sábado terão a oportunidade de conferir a exposição, que ainda irá distribuir pequenos vasos de flores, assim como os demais interessados também prestigiarão o evento da associação.
O objetivo da exposição é contar um pouco sobre cada criança. “Vai ter a foto das crianças e também da mãe com a criança, contando abaixo a história daquela criança”, revelou Lourdes Albara, tesoureira da associação. “É para chamá-los a conhecer cada criança e a história”, Cinthia Forzan, presidente. As 18 crianças da AMARE foram clicadas pela fotógrafa londrinense Ana Paula Paulino no Haras Locatelli, local em que eles participam da equoterapia, uma terapia com cavalos que já foi pauta do JR há algumas edições.
Além disso, o próprio nome da exposição faz alusão à inclusão social das crianças da associação. “A criança especial ainda é muito invisível aos olhos de quem não vive essa realidade, então queremos uma mudança nisso”, ressaltou Lourdes. “É para incluir essa criança na sociedade”, completou Priscila Oliveira, vice-tesoureira. A organização ainda revelou que talvez farão parte da exposição alguns trabalhos artísticos das crianças Lara (pintura), Brenno (origami) e João Lucas (escultura com massa de modelar).
A AMARE começou em Rolândia há dois anos e atualmente abrange cerca de 70 mães e suas crianças. Há quase um ano, a associação criou seu CNPJ e registrou seu estatuto, tornando-se ainda mais ativa na sociedade. “O nosso objetivo futuro é criar um centro terapêutico intensivo, esse é nosso foco”, destacou a tesoureira.