Rolândia agora dispõe de recursos para comprar um castramóvel, trailer equipado para a realização da castração de animais de rua. O recurso veio por meio de uma emenda impositiva de R$ 120 mil já empenhados por meio do deputado federal Osmar Bertoldi (DEM). “Ele defende a questão animal no Paraná”, explicou o vereador Reginaldo Silva (SD), que conheceu Bertoldi através do ex-deputado e atual prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP).
Reginaldo Silva e Rodrigão (SD), autores de um projeto de lei em defesa dos animais, conheceram o deputado nesta ocasião. “Ele esteve em Rolândia duas semanas atrás procurando vereadores que defendiam a questão animal”, contou Reginaldo. “Nós ficamos sabendo que ele destinaria o castramóvel para Rolândia”, acrescentou Rodrigão. Os vereadores se reuniram com a Associação Mundo Animal de Rolândia (AMAR) que atua na cidade em defesa dos animais e apresentaram o castramóvel, que foi aprovado pelos voluntários do grupo. “Eles acharam uma boa ideia, porque não querem ver os animais nas ruas”, afirmou Reginaldo. O veículo ainda reduzirá para o município o custo do procedimento de castração.
Agora com esse recurso, a prefeitura deve fazer a licitação para aquisição. “Uma vez com esse castramóvel, a gente consegue diminuir a população de animais nas ruas e depois fica mais fácil para o nosso projeto, de fazer a chipagem”, afirmou Reginaldo. O único investimento que o município precisará fazer é de um profissional para realizar procedimento nos animais de rua, por convênio. “Eu falei com um veterinário e dependendo do procedimento, até uma hora depois ele já está liberado”, explicou Rodrigão sobre o procedimento.
O veículo deve conter uma sala de medicação pré-anestésica, contendo balança digital, armário com chave (para medicamentos controlados), armário, geladeira para medicamentos, mesa auxiliar em inox e suporte para soluções de fluidoterapia; uma sala cirúrgica contendo uma mesa cirúrgica impermeável e de fácil higienização, mesa auxiliar em inox, aparelho de anestesia inalatória (com ventiladores mecânicos), aspirador cirúrgico, equipamentos para monitoramento anestésico, foco cirúrgico, armários para material e medicamentos, sistema de aquecimento e provisão de oxigênio e ventilação mecânica, sistema de iluminação emergencial própria, gabinete com cuba; além de uma sala de pós-operatório com sistemas de aquecimento e provisão de oxigênio e ventilação mecânica, suportes para soluções de fluidoterapia ou local para fixação das mesmas, gabinete com cuba; uma sala de assepsia e autoclavagem com armários, aparelho de autoclave 40 litros e máquina seladora (equipamentos que podem ser substituídos pelo fornecimento de materiais de reserva previamente esterilizados) e geradores de energia. A listagem completa dos equipamentos do Castramóvel foi entregue pelos vereadores para o setor de licitação da prefeitura. “Para auxiliar no processo”, concluiu Rodrigão.