Rolândia é uma das poucas cidades da região a ter um estande na Via Rural (Fazendinha) da 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que será realizada de 5 a 15 de abril no Parque de Exposições Ney Braga. Segundo a turismóloga da secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, Flávia Galbero Costa, o objetivo do stand será de divulgar o turismo rolandense por meio de banners e folders. “Temos a possibilidade de fazer contatos com empreendedores e pessoas interessadas no município, com possibilidade de fazer negócios e trazer investimentos”, ressaltou Flávia.
A cidade também estará bem representada em apresentações culturais. Na sexta (06), o grupo Funjinkai, de senhoras japonesas da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), se apresentou. No sábado (07), se apresentarão também a partir das 15h, os grupos folclóricos alemães Rotkappen e Volkstanzgruppe Weisser Schwan.
As oficinas de artesanato da Expo também contarão com presenças rolandenses. Rosalva Igarashi promoverá uma oficina de palha de milho na segunda (09), das 13h30 às 17h, com objetivo de capacitar o participante a trabalhar com a palha de Milho na elaboração do artesanato. Na sexta (13), ela retorna à Expo com uma oficina de cerâmica no mesmo horário. O objetivo é capacitar o participante a trabalhar com o barro na elaboração do artesanato. Já no próximo sábado (14), haverá uma oficina para capacitar o participante a trabalhar com a utilização da fibra de bananeira no artesanato, dessa vez com o artesão Santin Pez, também das 13h30 às 17h. As três oficinas são limitadas a dez participantes cada.
O município ainda será um dos destinos do “Expo no Campo”, promovida pela Rota Sonho Lindo e Trilhare Turismo, de Londrina. “Eles vão levar pessoas que estão na Expo para visitar outros municípios da região e eles virão para Rolândia”, explicou a turismóloga. Os participantes conhecerão a Aquabel, na próxima terça (10) das 9h às 16h.
FEIRA DE SABORES
Rolândia também “comanda” a Feira de Sabores da Expo Londrina 2018, uma das grandes atrações do público em geral – o coordenador da Feira é Rodrigo Aurélio Wegner (do Restaurante Casa do Peixe Frito). Neste ano, são 80 expositores – o maior número dos últimos anos – e destes, dez são rolandenses: Casa da Cuca, D’ Paty Doces, Duga Alimentos, Só Frutos, Doces Poá, Mel Flor da Mata, Abeille Gourmet, Nildo Bordados, Maricota Artesanato e Plantas Mais.
Rodrigo coordena a feira há cinco anos e adiantou que neste ano, ela foi ampliada. “Foi mudado o layout do pavilhão, colocamos mais expositores do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, bem diversificado”, contou. As grandes novidades deste ano são o strudel (doce folheado de maça), doces árabes e japoneses. A cachaça mineira, assim como os doces e queijos de Minas também farão parte da feira.
A Feira funciona no Pavilhão Alípio Ferreira de Castro, local dos anos anteriores, De segunda a sexta-feira das 14 às 22 horas e, aos sábados e domingos, das 10 às 23 horas.