Depois do recadastramento dos interessados em vagas nos CMEIs de Rolândia durante o mĂŞs de março, a lista de espera teve uma queda expressiva: de mais de mil crianças para somente 195. De acordo com Silvia FĂ©lix Pimenta, gerente de matrĂcula da secretaria de Educação, isso Ă© explicado pela forma com que o procedimento era feito anteriormente, causando repetição de cadastros em CMEIs diferentes. “Tinha um nĂşmero absurdo de crianças na lista de espera e nĂłs tĂnhamos conhecimento de que esse nĂŁo era um nĂşmero real, porque mĂŁes faziam cadastro em vários CMEIs”, explicou Silvia.
   Desde janeiro, os CMEIs foram proibidos de aceitar matrĂculas sem antes passar pela secretaria de Educação, que agora centralizou a lista de espera. “A equipe está solicitando de cada CMEI a relação das crianças que atualmente estĂŁo estudando e quantas vagas existem. A partir disso, a secretaria vai pegar a lista do recadastramento e de acordo com a classificação, vai convocar o responsável para buscar a autorização de matrĂcula”, explicou Claudio Martins, secretário de Educação.
   Silvia ressaltou que a lista é ativa e muda todos os dias, já que o cadastro é constante na secretaria e conforme há liberação de vagas, as crianças são encaminhadas aos CMEIs. A maior demanda, atualmente, é pelas vagas na faixa EI 1, para crianças de 1 ano. O recadastramento foi amplamente divulgado na internet, televisão, jornais e carros de som. “Mesmo assim, a gente sabe que muita gente ainda deixou de se cadastrar”, disse Claudio.
   O cadastramento Ă© realizado diretamente na secretaria (Av. dos Expedicionários, 291 – 4Âş andar no PrĂ©dio do Banco do Brasil) com os seguintes documentos: certidĂŁo de nascimento, comprovante de residĂŞncia, carteira de vacinação da criança, cartĂŁo do SUS, extrato do Bolsa FamĂlia (quem possui cadastro), RG e CPF do responsável pela criança, carteira de trabalho ou documento que comprove o trabalho e tĂtulo de eleitor do responsável, que tambĂ©m deverá preencher um formulário. O horário de atendimento da secretaria Ă© das 14h Ă s 16h. Ao final do processo, o responsável recebe um canhoto comprovando que cadastrou a criança para uma vaga. “Eu aconselho que ela guarde isso, porque comprova que ela esteve na secretaria, como se fosse um comprovante bancário”, declarou o secretário.
Priorização por vagas
   A partir da prĂłxima semana, a lista de espera seguirá uma nova classificação pautada por um decreto, que será assinado pelo prefeito entre o final desta semana e inĂcio da prĂłxima. O objetivo Ă© priorizar a oferta de vagas para crianças com menor renda familiar, atendidas por programas de assistĂŞncia social, em situações de risco e filhos de adolescentes. “NĂŁo Ă© um critĂ©rio de exclusĂŁo, Ă© um critĂ©rio de inclusĂŁo, para quem precisa mais”, salientou Silvia.
   O secretário de Educação, Claudio Martins, destacou que o recadastramento tambĂ©m atendeu a uma notificação do MinistĂ©rio PĂşblico, que desde 2014 notificava o municĂpio por ter um grande nĂşmero de crianças na lista de espera por uma vaga nos CMEIs. A secretaria tem atĂ© 2020 para zerar a fila de espera por vagas nos centros de educação atĂ© 2020 e se cumprir esse prazo, fica livre da multa por nĂŁo atender todas as crianças nos CMEIs.
   Na terça (03), Claudio visitou o promotor de Justiça, Evandro Augusto Dell Agnelo Santos, e já informou extra-oficialmente o fim do recadastramento e a queda do número de crianças na lista. “Ele pediu que continuássemos mantendo-o informado”, contou o secretário.