A atividade, criminosa, de se atear fogo para limpar terrenos e datas com mato alto continua em Rolândia. Isso acontece quase todas as semanas, apesar do municĂpio contar com uma lei (recĂ©m-aprovada) que pune atĂ© o proprietário do terreno (caso nĂŁo se identifique o autor do crime ambiental). EntĂŁo por que as queimadas nĂŁo diminuem e as pessoas continuam “tacando” fogo para limpar os terrenos?
src=”https://www.youtube.com/embed/Pm0I6yjxd0I”
frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media”
allowfullscreen>
   A resposta Ă© simples. Falta de fiscalização e de punição. A prática de se queimar mato Ă© facilmente identificável, mesmo que nĂŁo seja no momento em que o fogo esteja acontecendo, já que as marcas e os vestĂgios permanecem lá, por vários dias. Bastaria aos servidores do Meio Ambiente ir atĂ© o local, identificar o endereço e convocar o dono do terreno para dar explicações. Sem a identificação do autor da queimada, a multa Ă© do proprietário da data. Simples assim.
   É verdade que as pessoas podem alegar que não foram elas que puseram o fogo no terreno. Então precisam se defender e, em certos casos, até contratar um advogado. Não seria mais barato, e mais consciente, mandar limpar o terreno?
   No feriado de 19 de março, a reportagem do JR flagrou um homem ateando fogo em um terreno no Vale Verde. Sua justificativa é que o mato estava alto e que haveria perigo para os moradores ao redor do terreno. Também afirmou que não tocou fogo a pedido de ninguém, mas para “ajudar” os vizinhos. O JR enviou as fotos para a Secretaria de Meio Ambiente, mas não obteve resposta alguma sobre as providências que seriam tomadas.
   Crime ambiental no cemitério
   No final da tarde de quarta (04), vários focos de fogo foram vistos no cemitĂ©rio municipal. A reportagem do JR foi atĂ© o local e registrou o fogo ateado nas folhas que foram varridas e amontoadas no local, que pode ser conferido nas fotos e no vĂdeo.
   O JR conversou com o gestor de cemitĂ©rios de Rolândia, Alexandre Brunozi, que afirmou nĂŁo haver nenhum funcionário na varrição no perĂodo da tarde no cemitĂ©rio. “Deve ter sido ateado fogo por algum visitante que passou por lá”, ressaltou. Como atear fogo em folhas Ă© crime ambiental punĂvel de multa, fica a pergunta: a prefeitura vai multar a prefeitura?