Juçara, “prima” do Açaí, em evidência

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Juçara, “prima” do Açaí,...

    Na sessão da segunda-feira (09), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Rolândia foi ocupada por Sandra Garcia, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimento do Centro de Ciências Agrária da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A professora falou sobre as pesquisas com a palmeira Juçara na alimentação a convite do vereador João Ardigo (PSB). “Para quem não sabe, a Juçara é parente, ‘prima’ do açaí”, explicou a professora.

    Há cinco anos, ela solicitou o auxílio de Daniel Steidle no fornecimento da semente para extração da juçara na Fazenda Bimini. Isso possibilitou diversas pesquisas, estudos e testes na Universidade, que comprovaram os benefícios da inclusão dela na alimentação e como seu uso pode ser ampliado, assim como aconteceu com o açaí. A produção da polpa extraída do fruto da palmeira, com um valor nutricional muito semelhante ao açaí, pode ser usada matéria prima para probióticos – os micro-organismos bons para a saúde – além de atividade antioxidante. “Inclusive a Juçara tem mais propriedades antioxidantes que o açaí”, destacou.

    A fermentação e desidratação da Juçara deu origem a um pó “contendo micro-organismos benéficos”, como destacou a pesquisadora. Em testes realizados, notaram-se aumento dos micro-organismos bons no intestino humano. Sandra mencionou a boa aceitação na utilização de uma bebida láctea em escolas de Rolândia contendo Juçara e banana. “Mais de 85% dessas quase 500 crianças gostaram muito do produto”, afirmou a professora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: