A professora Rosinei Batistela Muller recebeu uma “Moção de Congratulações” da Câmara Municipal de Rolândia na sessão da segunda-feira (09). A homenagem reconheceu o trabalho da professora na implantação de um projeto de captação de água de chuva e conscientização dos alunos, chamado de “Águas Vivas”, na Escola Municipal São Fernando. A proposição da moção partiu dos vereadores Alex Santana (PSD), João Ardigo (PSB), Irineu de Paula (PSDB) e Maria do Carmo (PSDB).
Rosinei agradeceu a homenagem e destacou a importância do projeto, que pode servir de exemplo para as demais instituições de ensino. “O projeto ‘Águas Vivas’ foi só uma sementinha plantada no coração das crianças e que eu gostaria muito, vereadores, que isso continuasse nas outras escolas, porque o aprendizado é muito grande e a satisfação do professor também”, declarou. Estavam presentes na homenagem, ainda, Lilian Marta Schwengber Welter, coordenadora pedagógica da escola, e seu marido Paulo Welter, que montou a estrutura de capitação da água pluvial e ministrou uma oficina ensinando a técnica aos pais e mães dos alunos da escola.
Desde março de 2017 no projeto Águas Vivas, os alunos trabalharam todos os aspectos envolvendo a água, tornando o projeto interdisciplinar, passando pela geografia, língua portuguesa, matemática, cidadania e economia. Os 25 alunos de 11 e 12 anos do 5° ano B produziram um livro com uma coletânea de textos sobre meio ambiente. No final de agosto, foi feita a montagem da estrutura na escola, por meio de uma oficina ministrada por Paulo Welter, marido de Lilian Marta Schwengber Welter. Na ocasião, os pais também puderam aprender como realizar a captação em suas casas e contribuíram para a implantação do sistema na escola, que foi inaugurado em novembro e é utilizado para limpeza da estrutura.