Sacolas de leitura melhoram a aprendizagem de estudantes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Sacolas de leitura melhoram...

    O Sacola Itinerante Familiar, das Bibliotecas públicas de Rolândia, entrou em seu 7º ano com força total e demonstrações de benefícios e crescimento para as pessoas envolvidas: os alunos e alunas e suas famílias. O projeto de 2018 teve o seu lançamento formalizado em um pequeno evento na biblioteca central na manhã da quarta-feira (18) e contou com a presença de diretores de escolas e CMEIs, estudantes, vereadores, do secretário de Educação, Cláudio Pinho, da editora do Jornal de Rolândia, Josiane Rodrigues, e de colaboradores da biblioteca. O JR é parceiro da Biblioteca no projeto desde o seu primeiro ano.

    “O objetivo é criar no aluno e em sua família o hábito da leitura, oferecendo um material de leitura diversificado e atualizado sem que tenham que sair de suas casas. O projeto propicia momentos de socialização e enriquecimento cultural ao aluno/família. Além disso, os participantes constatam que ocorre melhora no vocabulário, na compreensão e no enriquecimento das produções textuais”, explica a coordenadora das Bibliotecas Municipais de Rolândia, Neide Cavalaro.

    Neste ano, foram confeccionadas 280 sacolas e que foram distribuídas nas 12 escolas municipais, sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e quatro entidades filantrópicas de Rolândia.  A sacola contém livros, revista e um exemplar atualizado do Jornal de Rolândia. “O JR é importante, pois traz notícias da cidade e temos até um caso de um pai que conseguiu emprego pelos Classificados do jornal”, revelou Neide. Os alunos da escola Costa e Silva, que estiveram no evento na Biblioteca Central, também receberam um livro de presente, doado gentilmente pela escritora Ana Stoppa.

    O material de leitura é selecionado pelo professor, de acordo com a faixa etária do aluno. Os livros infantis são escolhidos pelo aluno, buscando atender as suas preferências, temas e áreas de interesse. Cada sala recebe uma sacola itinerante. O professor é quem organiza as idas e vindas da sacola da escola para casa, que ocorre em forma de rodízio. As sacolas permanecem por dois dias em cada residência, oportunizando a todos os alunos e suas famílias o contato com o material. O depoimento das diretoras e professores envolvidos no projeto comprovam os resultados e os números do IDEB nas escolas que abraçaram o projeto vêm subindo gradativamente.

   “Para o Jornal de Rolândia é importante estar junto em projetos sociais que envolvam o crescimento das pessoas. Por isso apoiamos desde o início esse projeto de leitura que cresce a cada ano”, ressaltou Josiane Rodrigues, do JR.  O evento foi prestigiado pelos secretários Paulo Gaffo (Serviços Públicos), Fernando Pina (Cultura e Turismo), e pelos vereadores Irineu de Paula, Rodrigão, Alex Santana, Maria do Carmo e Edileine Griggio. O lançamento do projeto foi no Dia Nacional do Livro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: