Como fazer uma pesquisa de satisfação com o cliente – por Fábio Iwakura

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Como fazer uma pesquisa...

    Conhecer o nível de satisfação dos clientes é fundamental em qualquer negócio. A manutenção dos atuais clientes e a conquista de novos, depende de como o seu serviço é avaliado pelos usuários.

    Para que um cliente continue fazendo negócios com uma organização é necessário que ele se sinta satisfeito com o serviço que recebe. Um cliente satisfeito tende a permanecer com o seu fornecedor, além de indicá-lo a outras pessoas. Um cliente satisfeito atrai novos clientes.

    O desafio é conseguir identificar o que ele gosta e o que ele não gosta em sua empresa. Como aplicar uma pesquisa que levante essas informações? Um dos métodos mais utilizados para a realização de uma pesquisa de satisfação é através do uso de um formulário a ser preenchido pelo próprio consumidor dentro do seu estabelecimento.
   
    Um impresso contendo algumas perguntas cujo objetivo é avaliar alguns aspectos do seu negócio, como por exemplo o atendimento, a qualidade dos seus produtos/serviços, o conforto da sua loja, a pontualidade da entrega, as instalações do estabelecimento.

    Comumente para cada pergunta/questão apresentam-se de três a cinco alternativas de resposta, que mede a percepção do respondente. Um exemplo de questão muito utilizada nessas pesquisas:
“Como você avalia o atendimento dos nossos funcionários?” (     ) Excelente (     ) Bom    (     ) Regular    (     ) Fraco    (     ) Sofrível

    Pode-se também incluir perguntas abertas, onde o respondente tem a opção de justificar uma resposta, sugerir melhorias ou criticar algo que não tenha lhe agradado. Este modelo de pesquisa é tão utilizado que você pode encontrar modelos prontos na internet, o que facilita muito a sua vida, não?

    Não perca a oportunidade de ouvir o seu paciente e transformar suas reivindicações em serviços de melhor qualidade. Nunca se esqueça: uma pesquisa só tem utilidade quando melhorara a experiência do seu cliente. Continue aprendendo. Continue empreendendo!

Fábio Iwakura é docente do ensino superior, consultor empresarial e diretor da Inteligência Consultoria Empresarial.
Contato: [email protected] / (43) 9.8404-0482

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: