Entre os dias 16 e 20 de abril foi realizado o segundo Levantamento de ĂŤndice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2018 em Rolândia. Por meio de análises estatĂsticas chegou-se a um Ăndice predial de 4,2%. Isso quer dizer que há mais de quatro imĂłveis com presença do vetor para cada 100 imĂłveis vistoriados.
   Este Ăndice enquadra o municĂpio como de alto risco para a proliferação do Aedes aegypti (MinistĂ©rio da SaĂşde), bem como para a transmissĂŁo das arboviroses vinculadas. Tal valor esta 3,2% acima do preconizado pela Organização Mundial da SaĂşde que Ă© de 1%. Os bairros com maiores Ăndices prediais do Aedes aegypti foram os seguintes: Parigot, Novo Horizonte, CatuaĂ e Nogueira.
   Os principais criadouros encontrados no municĂpio de Rolândia nesse levantamento foram vasos ou frascos com água, pratos, garrafas, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais, lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferro velhos e entulhos de construção. Estes pontos de proliferação do mosquito exigem atenção redobrada dos rolandenses, que desta forma podem contribuir com a administração pĂşblica para o controle desse vetor.
   O setor de Endemias realiza atividades continuamente para controle do vetor em todas as regiões da cidade de Rolândia. Já desde a segunda (23), com o último LIRAa as ações de conscientização, remoção seletiva de criadouros e aspersão de inseticidas foram direcionadas para as localidades com maior presença do Aedes aegypti.
Casos
Do perĂodo compreendido da primeira semana de agosto de 2017 atĂ© o dia 21 de abril deste ano, o municĂpio registrou 246 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 11 casos foram confirmados. Dois casos importados de Febre Chikungunya foram confirmados. NĂŁo ocorreram notificações de Zika.
Testes rápidos
O setor de Epidemiologia da Vigilância em SaĂşde Municipal realizou na Ăşltima quinta (19) uma campanha de testes rápidos na Casa de SaĂşde de Rolândia. Na ação, foram realizados 54 testes rápidos para sĂfilis, hepatite C, HIV alĂ©m de 30 testes diagnĂłsticos para tuberculose.