A secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia está preparando um projeto para conseguir do Ministério do Turismo recursos para promover uma sinalização completa dos pontos turísticos do município por meio de placas. “Rolândia tem poucas placas de identificação”, justificou o secretário Fernando Pina. A turismóloga do município, Flávia Galbero Costa, está à frente dos estudos e conta com o apoio da auxiliar Eliane Conti, também da secretaria.
O projeto é complexo, extenso e deve ser finalizado no final deste ano e enviado ao Sincov, um sistema federal de convênios. “Todos os convênios que a gente firma com ministérios e órgãos federais são feitos através do Sinconv, então eles liberam os projetos lá e a cidade cadastra suas propostas de acordo com seu interesse e necessidade. Se o ministério concedente aprovar, a proposta se transforma em convênio e vem o recurso”, Flávia detalhou o procedimento.
Ao longo dos meses, elas devem se reunir com outras secretarias, como a de Planejamento, para estudar a distância e quantidade de placas que serão necessárias para nortear os turistas. “A sinalização é para o turismo auto-guiado, para as pessoas que vem com seus carros particulares”, explicou a turismóloga. Flávia destacou que essa instalação também pode ajudar a atrair empresas de turismo para acrescentar passeios em Rolândia.
Pina destacou que é obrigação do poder público cuidar da cidade e da promoção do turismo, que será facilitada com a sinalização turística que será solicitada. “As pessoas poderão ver que Rolândia está preparada para ser uma cidade turística”, afirmou.
O município também providenciará mapas e panfletos com indicações de locais para visitação para estimular o turista que visita eventos, cafés, lanchonetes e restaurantes na cidade a passear pelo município. “Os investimentos do Turismo nós vemos os resultados a longo prazo”, explicou. Pina ainda destacou que o Turismo em Rolândia é muito amplo e que eventos culturais, religiosos e esportivos atraem muitos turistas. “O maior evento turístico do ano passado em Rolândia foi o Natal”, exemplificou.
O secretário tem mais um projeto ambicioso para o município: solicitar a instalação de totens informativos nos principais pontos turísticos de Rolândia, como igrejas, museus e monumentos. “Nós pretendemos colocar nos totens, códigos barcode para leitura em aplicativos para terem informações mais completas sobre o local”, revelou Pina. Todo esse planejamento também visa colocar o Plano de Turismo em prática com apoio de outros órgãos, lembrou Flávia.