Há pouco mais de um ano, um forte cheiro vem causando incômodo aos moradores na região do jardim Nobre. Anderson Gasparotto (37), que mora no bairro há 13 anos, descreveu a situação. “De forma rotineira, tem tido um cheiro muito forte, semelhante a piche, aparentemente algo derivado do petróleo”, relatou. Esse cheiro, segundo ele, é sentido na maioria dos dias, mesmo no final de semana e a noite, em todo o jardim Nobre. Há relatos de que o cheiro alcança até o jardim Cidade Nova, como contou o morador.
A grande preocupação é que esse odor já está causando problemas de saúde, que podem se agravar. “Tanto incomoda o mau cheiro como os sintomas físicos que dá: as vias respiratórias ‘queimam’, dá náusea, dor de cabeça, tosse. As crianças e os idosos sofrem muito”, afirmou.
Há vários relatos de pessoas que foram afetadas pelo problema. “Nas redes sociais como o Facebook tem muita gente reclamando, dizendo que está passando mal”, contou Anderson. Esses sintomas automaticamente aumentam a demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Não é simplesmente o mau cheiro, a gente se preocupa também com o que vai acontecer em médio e longo prazo em relação a problemas de saúde”, apontou.
Anderson afirmou que um grupo de moradores está em contato com os vereadores Alex Santana (PSD) e João Ardigo (PSB) para averiguar o motivo e origem do incômodo. Os parlamentares inclusive comentaram o assunto na sessão da Câmara Municipal na segunda (07). “A gente quer que os outros vereadores também nos ajudem e provoquem o poder público para fazer algo por nós”, afirmou. O morador também relatou que já procurou a secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura no final de 2017 e também neste ano. “O cheiro ainda persiste, por uns dias melhorou, mas depois voltou de novo”, contou.
Em seu pronunciamento durante a sessão, Santana relatou que no último fim de semana, várias pessoas reclamaram sobre o forte odor que estava no bairro.“O mau cheiro está cada vez pior, pois até os moradores dos bairros vizinhos estão incomodados com o cheiro exalado”, afirmou o parlamentar.
De acordo com informações de moradores, uma empresa da região, estaria emitindo uma fumaça tóxica e com o cheiro muito forte, o que tem causado vários problemas como dores de cabeça e náuseas nas pessoas que moram mais próximas a essa empresa. “Peço que investiguem essa situação para tornar um problema de saúde pública”, ressaltou.