Imunização contra gripe passa dos 61%

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Imunização contra gripe passa...

    Rolândia já conseguiu vacinar 61,88% do grupo prioritário contra a gripe, porcentagem que corresponde a pessoas. O levantamento da Vigilância Epidemiológica apontou que foram aplicadas 8.175 doses até a quarta (15). A meta é imunizar no mínimo 90% do grupo prioritário, o que corresponde a mais de 13 mil pessoas até o fim da campanha, no dia 01 de junho.

    A maior porcentagem cobertura vacinal é dos trabalhadores da saúde com 72,27% de imunização, correspondente a 714 doses. Em seguida, estão os idosos, com cobertura de 71,85% ou 5.248 doses. Foram vacinados ainda 343 professores (64,23%); 1.367 crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (37,84%); 71 mulheres em pós parto (65,14%) e 431 gestantes (65,11%). Os pacientes portadores de doenças crônicas fazem parte do grupo prioritário, mas não são incluídos no cálculo de cobertura vacinal. 2.939 deles já receberam a imunização.

    Até a realização do “Dia D” da vacinação contra a gripe, no sábado (12), a cobertura vacinal havia alcançado os 56,93% do grupo prioritário. Neste dia, todas as Unidades Básicas do município funcionaram excepcionalmente das 8 às 14h para a vacinação. A gerente de Vigilância Epidemiológica de Rolândia, Tathyana Gerdulli, avaliou que o “Dia D” trouxe resultados bem positivos. O ponto extra no o Espaço Vida da Farmácia Biofórmula (Centro), que teve bastante adesão dos rolandenses.

    Poucas crianças vacinadas
    A maioria dos grupos prioritários apresenta uma média de vacinados de 64% a 72%, enquanto as crianças, entre 6 meses e 5 anos incompletos, ainda apresentam uma porcentagem pequena de vacinação, na casa dos 30%. Tathyana Gerdulli ressaltou que esse é um dos grupos que merece atenção redobrada, principalmente as que estudam de manhã. Os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus pequenos para serem imunizados podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. “Não se esqueçam de levar a carteira de vacinação da criança, ela é imprescindível”, alertou a gerente da Vigilância Epidemiológica de Rolândia. As UBSs, antigamente chamadas de postos de saúde, de Rolândia funcionam das 7 às 18 horas, mas a recomendação é que as pessoas cheguem antes das 17 horas para tomarem a vacina, já que os profissionais de saúde precisam guardar as vacinas e fazer os registros de vacinação até o final do expediente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: