Um grupo de servidores de Rolândia se reuniu em uma sala no Bremen Center, na noite de quarta-feira (16), para discutir sobre as propostas apresentadas pelo Executivo e repassada para a categoria em reuniões durante a semana. Depois de muita conversa, os servidores enviaram um texto para o Jornal de Rolândia, que é reproduzido na íntegra mais abaixo.
“Servidores não aceitam propostas da prefeitura que diminui seus ganhos mensais. Na última quarta-feira 16/05 reuniram-se com o prefeito Luiz Francisconi e os secretários de governo João Batista da Rocha e finanças Marcos Gabriel alguns representantes dos servidores municipais de Rolândia. A reunião, convocada pelo sindicato dos servidores municipais, SISROL, visava informar os servidores a respeito dos projetos elaborados para a diminuição do índice municipal que serão encaminhados à câmara de vereadores.
Entre as medidas que permeiam o projeto estão: a diminuição das gratificações recebidas por funcionários que exercem funções determinadas como diretores, secretários e pedagogos, o congelamento dos pagamentos de elevações previstas no estatuto do servidor e a extinção do benefício do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) aos funcionários da saúde. Caso tais projetos sejam aprovados, cerca de 350 mil reais deixarão de ser injetados no comércio municipal, ou seja, não apenas o servidor público arcará com os prejuízos que tais projetos causarão, mas, também toda a população.
Neste mesmo dia os servidores, descontentes com as propostas, organizaram no Castelinho uma reunião geral para discutir possíveis abusos presentes nas propostas. A reunião geral, na qual foi criada uma Comissão de Servidores para acompanhar o andamento dos projetos, contou com a presença do advogado Dr. Marcelo Pinhatari para elucidar quaisquer dúvidas jurídicas dos presentes.
Observou-se ainda a necessidade de uma conversa franca e objetiva com os senhores vereadores de Rolândia para a busca de uma solução viável, legal e que não prejudique as famílias que contam com tais vencimentos ao fim de cada mês. A comissão de servidores convida toda a população para que compareçam na próxima segunda-feira 21/05 às 18h na câmara municipal momento em que as propostas enviadas pela administração serão lidas e fica a disposição de todos para esclarecimento de dúvidas.”