O Rotary Caviúna e os proprietários dos Supermercados Juliana de Rolândia firmaram um parceria com a ONG londrinense E-LETRO para implantar mais dois pontos fixos de coleta de lixo eletrônico em Rolândia. O objetivo da iniciativa é promover o descarte correto do lixo eletrônico, evitando a contaminação e poluição do meio ambiente. Os pontos ficarão nas duas unidades do Supermercado, na Av. Castro Alves, 885 (Centro) e na Av. Atlanta, 600 (Jardim Santiago).
Tudo começou em novembro de 2017, quando Moacyr Gaffo, presidente do Rotary Club de Rolândia Caviúna, e sua esposa Fátima, fizeram uma visita a ONG E-LETRO, a única entidade de Londrina e região com licença ambiental de operação específica para lixo eletrônico, concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ao conhecer a seriedade do trabalho e saber que a empresa gostaria de fazer coletas mais contínuas nos locais de sua atuação, surgiu a ideia de deixar compartimentos devidamente identificados em locais estratégicos para que a população pudesse descartar esses materiais adequadamente.
É considerado lixo eletrônico todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água se descartados no meio ambiente. Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
Podem ser descartados nestes pontos CPUs, fontes, mouse, monitor, notebooks, impressoras, copiadoras, carregadores, máquinas fotográficas, fax, modem, memórias, chapinhas, CD-ROM e equipamentos elétricos em geral. Não são recebidos lâmpadas, pilhas e baterias. Quanto aos eletrônicos maiores, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar, etc. o Rotary Caviúna pretende fazer uma coleta programada, ainda a ser marcada, para que esses materiais também possam ser descartados corretamente. No total, Rolândia agora conta com quatro pontos de descarte de lixo eletrônico. A pioneira na implantação foi a loja Big Luz e a Faccar também conta um ponto fixo, conforme o JR divulgou na última edição.
Mais locais
Além dos pontos do Rotary Club de Rolândia Caviúna nos supermercados Juliana, Rolândia conta com outros pontos para entrega de lixo eletrônico. Na semana retrasada, a Faculdade Paranaense – Faccar (Rua Dom Pedro II 400) divulgou que também tem um ponto de recolhimento, também em parceria com a ONG E-Eletro (antiga E-Lixo). As pessoas podem levar seu material eletrônico (menos lâmpadas, pilhas e baterias) no estabelecimento de ensino no horário de seu funcionamento: das 13 às 17 horas e das 19 às 22 horas.
Outro ponto de recolhimento para material eletrônico é a Big Luz (rua Duque de Caxias 295). Foi essa empresa de materiais elétricos que iniciou os pontos de recolhimento permanentes de lixo eletrônico em Rolândia no final de janeiro deste ano, quando a E-Eletro ainda se chamava E-lixo.