Os servidores e servidoras da Saúde de Rolândia, que recebem o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), se reuniram com o Legislativo rolandense para falar com os vereadores e vereadoras sobre o benefício, que pode ser cortado pelo Poder Executivo caso as medidas propostas sejam aprovadas pelos parlamentares. Não há, como ressaltaram os vereadores, nenhum projeto ainda enviado ao Legislativo sobre o assunto. A reunião foi realizada na Câmara na tarde de terça-feira (22) e contou com a presença de quase todos os vereadores, além de representante do Sindicato dos Servidores Municipais (SISROL).
O encontro serviu para que os servidores da Saúde explicasse aos vereadores e vereadoras como funciona o PMAQ e quem são os beneficiados. O programa tem o objetivo de melhoria na Atenção Básica e, em Rolândia, parte desse recurso do Governo Federal é um incentivo aos servidores da Atenção Básica – formado por 14 grupos. De acordo com informações repassadas pelos servidores na reunião, cerca de 140 mil reais são repassados pelo Governo Federal através do PMAQ e, desse total, cerca de 90 mil reais vão para esses servidores.
Os vereadores fizeram vários questionamentos aos servidores sobre o benefício e afirmaram que, se vierem, os projetos serão bem analisados pelo Jurídico da Casa – inclusive com audiências públicas – antes de irem para a reunião das comissões, leitura e votação no plenário. A prova disso é a Audiência Pública sobre as mudanças no Quinquênio, que será realizada na quarta-feira (30) no plenário da Câmara.
Os servidores aproveitaram para ler questionamentos para os vereadores sobre as mudanças propostas para o PMAQ, estendendo o benefício para todos da Saúde e não só os da Atenção Básica – esse recurso não viria propriamente do Programa, mas de outra fonte do Executivo e seria pago uma vez por ano. Os vereadores ficaram com o documento, prometendo analisá-lo e também repassá-lo ao Executivo.
Informativo
Entre as ações realizadas pelos servidores e servidoras da Saúde está um informativo que está sendo distribuído entre a população rolandense. O panfleto trata das dúvidas que a população possa ter com relação aos projetos do Executivo, sobre quem perde e as solicitações dos servidores. De acordo com informações recolhidas pelo JR, foram feitas 5 mil cópias do Informativo.
A reunião com os servidores teve a participação dos vereadores Eugênio Serpeloni, Irineu de Paula, Reginaldo Silva, João Ardigo, Alex Santana, Rodrigão, e das vereadoras Maria do Carmo e Edileine Griggio. Os vereadores João Gaúcho e Andrezinho da Farmácia não puderam comparecer por compromissos particulares e justificaram a ausência.