A paralisação dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira (21), completou uma semana e tem se refletido em vários setores da vida cotidiano dos rolandenses. A Educação, a Saúde e outros serviços públicos sofreram modificações, mas, apesar disso, a população continua apoiando aos caminhoneiros – a prova disso foi a enorme carreata realizada no sábado (26) e que contou com o apoio dos comerciantes, que abaixaram as suas portas durante a manifestação pelas ruas de Rolândia.
Educação
Após uma reunião interna, e atendendo a uma solicitação de grande parte dos professores da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação decidiu a suspensão da aula nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s), nesta segunda-feira (28).
Ainda na segunda, nova reunião decidirão novas orientações, inclusive de possíveis novas suspensões de dias de aula. A Secretaria Municipal de Educação informa ainda que a Central de Merendas e as Bibliotecas estarão funcionando normalmente na segunda-feira.
Também a rede estadual de ensino comunicou a suspensão das aulas na próxima segunda-feira (28).
A Apae emitiu um comunicado aos pais e responsáveis de seus alunos em que cancela a aula na segunda-feira (28) – o atendimento clínico também foi cancelado. A direção da Associação também alertou que as informações devem ser acompanhadas diariamente no Facebook da APAE. Os pais ou responsáveis que quiserem, devem ligar na escola (3256.1071) para saber se haverá aula no dia seguinte.
A Secretaria de Saúde de Rolândia informou a que as ambulâncias do Transporte Emergencial Centralizado (TEC) não realizarão o transporte de procedimentos eletivos dentro do município de Rolândia, tais como fisioterapia, fonoaudiologia, etc. Tal medida objetiva a economia de combustível, para a realização de transportes essenciais, ou seja, pacientes que necessitam de atendimento médico imediato.
O transporte de pacientes que utilizam o micro-ônibus está CANCELADO a partir de segunda-feira (28/05). Os serviços serão normalizados assim que ocorrer o reestabelecimento do abastecimento de combustíveis.
A diretoria do Hospital São Rafael emitiu um comunicado avisando a população – e aos órgãos competentes – que está suspendendo os atendimentos eletivos até, pelo menos, a quarta-feira (30). O motivo é o desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros. O documento foi enviado 17 Regional de Saúde, ao Samu, ao Siate, à Central de Regularização de Leitos, à Secretaria municipal de Saúde, ao Ministério Público e à prefeitura de Rolândia.
No comunicado, a diretoria lembra que o “hospital está sendo drasticamente castigado, sendo obrigado a interromper/suspender todos os atendimentos eletivos, a princípio, até quarta-feira, dia 30 de maio de 2018. Tal medida é imprescindível a fim de garantir na manutenção de atendimento de urgência e emergência que possam ser necessários nesse período”.
O documento também lembra que a Federação das Santas Casas da Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) informou que a entrega de medicamentos e matérias já está sendo afetada, já que tais produtos são entregues por caminhões não identificados, ou seja, de transportadoras diversas, o que dificulta a liberação nas estradas.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Rolândia informam a população que, apesar da greve dos Caminhoneiros, a Sanetran, empresa terceirizada que executa o serviço de coleta do lixo domiciliar em Rolândia (orgânico e reciclável), está realizando o atendimento normal. A empresa tem combustível em estoque e, até semana que vem, o serviço está garantido e sem nenhuma alteração. Para mais informações: 3255-4742.