Os alunos e alunas da Escola Municipal Maria Teixeira Georg, de Rolândia, viveram uma tarde de escoteiros no sĂĄbado (26). Por meio do projeto Educação Escoteira, 30 membros do Grupo Escoteiro Guarani, de Rolândia, promoveram atividades do escotismo como o cabo de guerra, pista de cordas, jogos com bastĂľes. âSĂŁo atividades como se eles estivessem na nossa sedeâ, explicou Ednilson Antonio Pereira dos Santos, diretor da Regional Norte e membro do Grupo Guarani.
A Educação Escoteira ĂŠ um evento desenvolvido pela UniĂŁo dos Escoteiros do Brasil para acontecer dentro das instituiçþes de ensino, oferecendo aos estudantes uma oportunidade de vivĂŞncia de atividades educativas com membros do Movimento Escoteiro. âĂ uma forma de juntar a educação formal, que tem na escola, com a informal, podendo agregar ao ambiente escolar um pouco do que os escoteiros fazem tambĂŠmâ, acrescentou Ednilson.
Mais de 100 alunos da escola tinham se inscrito, mas, devido Ă paralisação, cerca de 80 crianças compareceram. Foi a primeira vez que o evento foi realizado em Rolândia, mas Ednilson adiantou que a ação serĂĄ repetida. âA nossa intenção ĂŠ fazer uma atividade igual a esta em agosto ou setembro, em outras escolas ou colĂŠgiosâ, revelou. Os pais que se interessarem em inserir o filho no grupo escoteiro podem ir aos sĂĄbados das 15 Ă s 17h na sede do Guarani, que fica na Rua Floriano Peixoto, 338 – Alto da Boa Vista.
A diretora da Escola Maria Teixeira Georg, Janaina Andreza Beneli, afirmou que os ensinamentos dos escoteiros sĂŁo importantes para as crianças. âEles falam muito da questĂŁo disciplinar, de atividades domĂŠsticas, para eles ajudarem em casa, ajudar ao prĂłximo, ter solidariedade e disciplina, ĂŠ muito bom para a formação do cidadĂŁoâ, declarou. âEles gostaram muitoâ, acrescentou Janaina.