A Caminhada Ecológica no Deizinho do Vermelho chega a sua 8ª edição em 2018. Neste ano, ela será realizada no dia 1° de julho. Promovida pela Emater de Rolândia em parceria com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo, o Grupo Escoteiro Guarani e os Desbravadores e o Lions Clube de Rolândia, a caminhada começará às 8h da manhã. A concentração será na Capela do Deizinho do Vermelho a partir das 7h, com um delicioso café da manhã compartilhado, em que cada pessoa leva um prato para ser dividido com os demais. “Depois, fazemos o alongamento e vamos caminhar”, explicou Shiguedy Katto, da Emater, que faz parte da organização.
O trajeto esse ano será de 4 km, menos que o ano anterior, e será feito quase todo dentro da mata. No ano passado, a caminhada reuniu cerca de 200 pessoas, mas como o percurso sofreu alterações, Katto acredita que o comparecimento seja menor. “Como o trajeto terá um pouco mais de dificuldade, pessoas com dificuldade de locomoção não vão conseguir participar”, alertou. “Mas logo terá a caminhada da integração e todos poderão participar”, lembrou.
A organização planeja atividades como plantio de sementes durante a caminhada. “A ideia é o pessoal curtir a mata, aproveitar o ambiente”, declarou Katto. Os participantes também devem usar roupas e tênis confortáveis e levar seus acessórios para garantir maior tranquilidade na caminhada. “Estamos pedindo para o pessoal levar repelente e um squeeze ou garrafa para beber água”, afirmou o organizador.
Não é necessário fazer inscrição, mas os participantes podem contribuir com uma causa social na caminhada. “Quem puder ajudar as entidades de Rolândia, estaremos recolhendo doações de alimento ou leite e o pessoal do Lions e dos escoteiros farão a distribuição”, afirmou Katto.
A intenção é retornar até as 11h da manhã, para que os interessados possam participar do tradicional Almoço do Deizinho do Vermelho.