Se você ocupa cargo de liderança, é sua obrigação fornecer feedback constantemente aos seus comandados. De acordo com o articulista Carlos Hilsdorf, “feedback é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa”.
Traduzindo, o feedback ocorre quando um profissional recebe, de outro profissional, um diagnóstico de sua performance; uma análise de seu desempenho e apontamento de oportunidades de melhoria. Sob esse ponto de vista, quando você dá um feedback para o seu colaborador, você está oferecendo a ele a oportunidade de aperfeiçoar o seu trabalho.
Essa ferramenta deve ser utilizada para o “bem”, com o objetivo de aprimoramento do profissional, apontando ou sugerindo caminhos a serem seguidos. Esse é o feedback positivo, que dá resultados.
Mas como dar um feedback eficiente para o funcionário? Sugiro utilizar a “técnica do sanduíche”. Recebe esse nome porque abrange três etapas, assim como o sanduíche: fatia inferior, recheio e fatia superior.
A primeira etapa de um feedback deve começar pela valorização dos pontos positivos do colaborador. Aponte suas virtudes, suas habilidades. Comente sobre o bom trabalho que vem desempenhando e o quanto ele é importante para a empresa. Mas seja autêntico e verdadeiro. Na segunda etapa, você deve apontar o problema que está acontecendo, ou o fato que o levou a essa conversa. Ele cometeu algum erro ou tomou alguma atitude condenável? Fale sobre a questão, de forma objetiva e imparcial. Na sequência, permita que ele dê a sua versão e se explique. Deixe claro o prejuízo causado pela atitude equivocada do funcionário e diga-lhe qual o comportamento desejado a partir de agora. Cheguem a uma solução conjuntamente, a um acordo. E finalmente, na última etapa, reforce novamente os pontos positivos do colaborador e demonstre a sua confiança no profissional.
Pontos importantes: deixe de lado questões pessoais, a emotividade e a subjetividade. Seja pontual e preciso em suas observações. Feedback é imprescindível para a evolução de seus colaboradores.