Doar sangue é doar amor

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Doar sangue é doar...

    Nesta quinta, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Uma boa oportunidade de praticar esse ato de solidariedade e amor ao próximo é realizando a doação no Hemocentro Regional de Londrina ou pelo Instituto de Hematologia (IHEL), que atendem a demanda de transfusão dos hospitais da região, entre eles, o São Rafael de Rolândia.

    Os principais requisitos para o doador são: apresentar documento oficial com foto; estar em boas condições de saúde; ter idade entre 16 e 69 anos; pesar 50kg ou mais; estar bem alimentado (aguardar 3 horas após o almoço ou jantar); estar bem hidratado, ingerindo no mínimo 500 ml de água antes da doação; ter dormido bem por pelo menos 6 horas na noite anterior a doação; não estar grávida ou amamentando; não ter tido gripe, infecção bacteriana, febre, ou usado antibiótico nas últimas 2 semanas; não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses; não ter feito procedimento endoscópico há menos de 6 meses e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

    Em alguns casos, não é possível sangue, como por exemplo: pessoa com anemia muito alta ou baixa, com pressão arterial muito baixa ou muito alta no momento da doação; ter doença grave pulmonar, cardíaca, auto-imune, infecciosa ou histórico de câncer (mesmo curado); diabetes em uso de insulina; epilepsia (convulsões) em tratamento; ter mantido relação sexual com pessoa desconhecida ou parceiro ocasional no último ano; ter feito uso de drogas injetáveis; ter tido doença sexualmente transmissível no último ano. O doador responde um questionário e passa por uma breve entrevista que podem detectar outros critérios de exclusão.

    O material usado para coleta é descartável, e o procedimento é executado por pessoas treinadas, dentro de padrões técnicos constantemente revistos, para maior segurança e conforto na doação. A coleta de sangue dura de 5 a 15 minutos. Serão coletados de 410 a 460 ml de sangue. O intervalo de doações para homens é a cada 60 dias, até no máximo 4 vezes em um período de 12 meses e as mulheres podem doar sangue a cada 90 dias, até no máximo 3 vezes em um período de 12 meses.

    Captação de sangue ainda é pequena
    Rosane Higemberg, responsável pela captação do Hemocentro, explicou que desde 2014 eles não fazem mais captação externa. Somente nas quintas de manhã, uma equipe fica ao lado do Terminal Central e do Museu Histórico de Londrina para receber doação. O Hemocentro realiza divulgação e panfletagem para incentivar a formação de grupos de doadores em empresas e universidades. Neste caso, com vários doadores, é necessário ligar para o (43) 3371-2376 para agendamento. Rosane aconselhou aos grupos que não tem como ir por conta própria, solicitar a secretaria de Saúde do município a fornecer o transporte para esses doadores, sistema que tem funcionado nas cidades atendidas pelo Hemocentro.

    Em média, o Hemocentro capta de 1000 a 1200 bolsas de sangue de 430 a 460 ml por mês, quando o número ideal seria de 1500 a 2000 bolsas. Neste período de frio e férias escolares a doação cai cerca de 60%. A captação mensal do IHEL, também é de 1200 bolsas de sangue, para 3 mil transfusões mensais em média. A doação de uma bolsa pode beneficiar ate três pacientes. Eles também não realizam mais captação externa em ônibus pelas cidades da região, como era feito antigamente.

    O Hemocentro Regional de Londrina está vinculado ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e fica na Rua Claudio Donisete Cavaliere, 156, no Jardim Aruba em Londrina (prédio anexo ao Hospital Universitário). O atendimento é de segunda a sexta das 13h às 18h30 e sábado das 8h às 17h30. O Instituto de Hematologia (IHEL) fica na Rua Senador Souza Naves, 667, no Centro de Londrina e atende das 8 às 17h30 de segunda a sexta e aos sábados, das 8 às 11h30.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: