Será realizado em Rolândia, no próximo dia 23 de junho, o Culto em Homenagem aos Pioneiros e a Celebração pelos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil (Ireissai). A celebração começará às 13 horas no Centro de Imigração Japonesa do Paraná (Imin Center – Museu Japonês). O evento é voltado para os membros associados às entidades nipo-brasileiras do Paraná e é organizado pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, entidade sediada em Londrina, que congrega todas as associações nipo-brasileiras do estado.
Imigração
A imigração japonesa começou em 1908, quando o navio Kasato-Maru atracou no porto de Santos, no Litoral de São Paulo e 165 famílias desembarcaram no país para trabalhar nas fazendas de café. Os 110 anos serão completados especificamente no dia 18 de junho, uma segunda-feira e, por isso, a celebração foi marcada para o sábado seguinte.
A cerimônia terá duração aproximada de duas horas e será composta por duas partes. Primeiro com um culto, oferecimento de coroa de flores, saudação aos pioneiros e oferecimento de incenso – em seguida, será realizada uma confraternização entre os participantes.
Imin 110
A comemoração principal dos 110 anos de imigração acontecerá no mês de julho, dos dias 19 a 22, em Maringá na Expo Imin 110. Esse evento contará com a presença de diversas autoridades japonesas e uma delas deve ser a princesa do Japão, Mako Deakishino, que passará por Rolândia no dia 19, antes de seguir para a abertura do evento em Maringá.