Bioconstrução na Chácara Marabu

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Bioconstrução na Chácara Marabu
    Em julho, entre os dias 20 e 22, a Chácara Marabu de Rolândia recebe o professor e bioconstrutor Cobi Shalev para um Curso de Bioconstrução aos interessados em conhecer e aprofundar as técnicas. Durante os três dias do curso, os alunos poderão aprender, em aula teórica, como projetar uma habitação de forma bioclimática e os processos construtivos de um forno de pizza e paredes, utilizando as técnicas Cob, Adobe (tijolos de terra crua), Pau-a-pique (também conhecido como Quincha ou Bahareque), Cordwood (terra crua e toras de madeira) e tintas naturais, de forma prática. 

    A arquitetura bioclimática é um modo de projetar e construir considerando o clima e uma melhor qualidade de vida para os habitantes. Cada vez mais as pessoas demandam edificações eficientes econômica e energeticamente, valorizando a saúde e um clima interior equilibrado. A terra crua é um material muito benéfico para as habitações, sendo largamente utilizada como material de construção em quase todos os climas quentes-secos e temperados do mundo, com registros de mais de 9.000 anos de uso. As técnicas de construção com terra, um material local e de baixo impacto ambiental, são ancestrais e apresentam inúmeras vantagens, como: alta inércia térmica (capacidade de “atrasar” a entrada e saída do calor e para dentro dos ambientes); regular a umidade; filtrar a radiação eletromagnética; absorver contaminantes; desempenhar função estrutural; conservar a madeira e outros materiais orgânicos; e, além de tudo, é uma tecnologia de fácil apropriação, por não exigir queimas em altas temperaturas ou processos industrializados, sendo ideal para processos de autoconstrução.

    A recomendação é que os participantes vão preparados para o curso com roupas que possam ser sujadas, como camisetas velhas, calças compridas, sapato fechado e chinelo, luvas de proteção e chapéu. Também é importante levar equipamento para camping, repelente, protetor solar, itens de higiene pessoal (de preferência biodegradável), trajes de banho, toalhas. Além disso, os participantes devem levar material para anotações e muita disposição para as atividades. 

    O curso faz parte do projeto “Pousa & Voa”, desenvolvido pela Marabú, com patrocínio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e por isso, será aberto e gratuito, mas tem vagas limitadas. O custo será de somente R$ 80,00 por pessoa para custear a alimentação de todos. As inscrições devem ser feitas inbox pela página da Marabu no Facebook ou pelo telefone (43) 9.8413-6960.

    Conheça o professor
    Cobi Shalev é bioconstrutor e permacultor especializado em adobe, cob, rebocos naturais e fibrocimento. Seu primeiro contato com a bioconstrução foi em 2006, em uma fazenda de permacultura localizada em Israel, onde construiu sua primeira casa subterrânea feita de cob e materiais reciclados. Durante a construção, se encantou com a possibilidade de uma pessoa poder criar seu abrigo com as próprias mãos e decidiu viajar para se especializar na área. Viajou pela Europa, Argentina, Paraguai e Brasil, visitando comunidades e fazendas ecológicas, trabalhando e aprendendo tecnologias de bioconstrução e sistemas agroflorestais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: