Comtur faz abaixo-assinado pelo Hotel Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Comtur faz abaixo-assinado pelo...

    Um abaixo-assinado está circulando pela cidade de Rolândia e busca assinaturas para demonstrar a importância e o valor da história de Rolândia, leia-se aqui do Hotel Rolândia. A decisão de se fazer o documento foi tomada durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), realizada na noite desta terça-feira (19) no centro cultural Nanuk.

    De acordo com Daniel Steidle, presidente do Conselho, a reunião foi muito produtiva. “Além disso, fornecemos mais de 100 ripas para guardar melhor a madeira do Hotel Rolândia no pátio da Prefeitura”, revelou Steidle. Segundo Silvia Unbehaun, presidente do Comphir (Conselho Municipal de Preservação Histórica de Rolândia), as ripas já foram colocadas juntos às madeiras e janelas retiradas do cenário do Hotel. “Dessa maneira, com as ripas, as madeiras podem respirar melhor”, afirmou Silvia.

    Enquanto isso, a população e o próprio Poder Público aguardam pela liberação dos recursos para se reconstruir definitivamente o cenário do Hotel Rolândia, que está ao lado do novo museu municipal, ainda não inaugurado.

Texto do abaixo-assinado

PREZADAS AUTORIDADES

Diante do abandono, da falta de proteção, da depredação e da importância histórica do “Hotel Rolândia”, pedimos, através deste abaixo-assinado, a imediata proteção do que restou do cenário do Hotel Rolândia.

Segundo a professora Cássia Popolin (UEL), a justificativa de uma ação imediata seria:

“O Hotel Rolândia foi a primeira construção que deu início à cidade em 1934. Abrigou seus primeiros colonizadores, responsáveis pelo povoamento e crescimento da cidade. Prova de sua importância, por muitos anos foi o aniversário da cidade comemorado no dia do início da sua construção. Preservar o patrimônio histórico é preservar a memória da cidade. É valorizar a coragem dos seus pioneiros que desbravaram a mata fechada para abrir a cidade. É gratidão, por todas as pessoas que deixaram suas cidades de origem para fundar Rolândia”. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: