A Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), que mantém viva as tradições e cultura nipônicas no município, foi homenageada com a Comenda da Ordem do Mérito Roland pela Câmara de Vereadores na sessão de segunda-feira (18). A homenagem foi entregue ao presidente da entidade, Fábio Iwakura, exatamente no dia em que a Imigração Japonesa ao Brasil completou 110 anos. Iwakura falou em nome da entidade e também utilizou a Tribuna Livre para falar das comemorações do Imin 110 em Rolândia e região.
O presidente da ACER ressaltou a importância da comenda para a entidade. “Tenho muita sorte de estar presidente da ACER e recebermos tal homenagem dos vereadores”, afirmou. Iwakura também falou da Tribuna e convidou a todos para as comemorações da Imin 110, que neste ano será em julho, e confirmou a visita da princesa Mako, da Família Imperial do Japão. “Quem está organizando a vinda das autoridades japonesas é a Aliança Cultural Brasil-Japão, com apoio da ACER. Sabemos que a princesa vem a Rolândia no dia 20 de julho, antes de ir para Maringá, onde acontecem as principais comemorações”, revelou o presidente.
Ainda durante a cerimônia de entrega da Comenda Roland, a mais alta condecoração do município, o vice-prefeito Roberto Negrão, representante do Executivo, fez um discurso emocionado/emocionante, relembrando pessoas e locais japoneses na cidade. Elaine Tanno, esposa de Fábio, foi homenageada e recebeu uma flor. A comenda foi proposta pelo vereador João Ardigo (PSB) e aprovada por unanimidade por todos os parlamentares.
ACER
A formação do núcleo de famílias japonesas na área rural de Rolândia começou em 1932, mantendo viva a tradição oriunda da terra natal. A fundação da associação ocorreu em 30 de setembro de 1935, com a missão de manter a cultura, o folclore, as danças e as práticas esportivas japonesas.
Apesar de criada pelos japoneses, a ACER não é uma associação exclusivamente de descendentes nipônicos. Ela é constituída de famílias nipo-brasileiras ou não que admiram, praticam e fomentam a cultura japonesa. Atualmente, a entidade conta com vários associados não-descendentes.
A ACER promove e participa de eventos que promovem e fomentam os valores e as tradições japonesas. Em 2018, os principais eventos realizados foram a Costelada (08/04), Undokai – gincana esportiva e cultural (29/04) e o Sukiyaki (19/05). Ainda estão previstas uma Feijoada – (08/07), a Quermesse da Igreja Budista (29 e 30/09), Engueikai – Festival Cultural – (14/10) e Assembléia Geral Ordinária (01/12).
Atualmente o corpo diretivo é formado pelo consultor empresarial Fábio Luís Iwakura (Presidente), pelo empresário Roberto Okamoto (1º Vice-Presidente), pelo servidor público Fábio Hiroyuki Tanno (2º Vice-Presidente) e pelo cirurgião-dentista Gilberto Ossamu Maeda (3º Vice-Presidente).