No último sábado (23), o Centro de Imigração Japonesa do Paraná (Imin Center – Museu Japonês de Rolândia), recebeu um Culto em Homenagem aos Pioneiros e Celebração pelos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil (Ireissai), com a presença de 150 pessoas da comunidade nipo-brasileira.
A celebração aconteceu no período da tarde, conduzida pela Monja Jishun, do Templo Budista Dokozan Bushinji de Rolândia e teve duração aproximada de 45 minutos. O evento foi organizado pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, entidade sediada em Londrina, que congrega todas as associações nipo-brasileiras do estado.
Os 110 anos da imigração japonesa foram comemorados no dia 18 de junho, data em que no ano de 1908, o navio Kasato-Maru atracou no porto de Santos, no Litoral de São Paulo e 165 famílias desembarcaram no país para trabalhar nas fazendas de café.
O cônsul geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, foi uma das autoridades presentes no evento e ofereceu uma coroa de flores. Também participaram do evento o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Hiroshi Kamigushi; o deputado federal Luiz Nishimori (PR) e o prefeito Luiz Francisconi (PSDB).
Ilustre visita no Imin 110
Ilustre visita no Imin 110
A comemoração principal dos 110 anos de imigração acontecerá no mês de julho, dos dias 19 a 22, em Maringá na Expo Imin 110. Esse evento contará com a presença de diversas autoridades japonesas e uma delas deve ser a princesa do Japão, Mako Deakishino, que deverá passar por Rolândia no dia 19, antes de seguir para a abertura do evento em Maringá.