No próximo dia 6 de julho, o Centro Cultural Nanuk receberá um Show de Musicalização Infantil das 19h30 às 21h. O intuito do evento é apresentar esse trabalho praticado pelo professor de música Luis Fernando Silva de Almeida (40) de forma lúdica e ainda ajudar a ONG Viver e o Hospital do Câncer de Londrina com doações. O show é gratuito, mas pede a doação, voluntária, de um litro de leite ou uma fralda geriátrica.
O público-alvo do evento são crianças na faixa de 5 a 12 anos, com seus pais, professores, pedagogos e coordenadores. No entanto, qualquer pessoa de qualquer idade que tenha interesse pode comparecer. “Eu quero mostrar como funciona uma aula de musicalização infantil, o que acontece dentro de sala de aula”, adiantou Luis Fernando.
O professor estará caracterizado como o personagem “Tio Fernando” e irá interagir com os presentes, inclusive dos adultos. “Eu trabalho coordenação motora, a parte lúdica para que eles aprendam brincando, é uma aula divertida”, revelou. Brincando com som e silêncio e prendendo a atenção das crianças, ele ensina princípios musicais. “É para que eles tenham a sensibilidade do que é um som agudo ou um som grave, um som alto ou baixo”, exemplificou.
Luis Fernando tinha interesse de promover um evento para divulgar seu trabalho como professor de musicalização infantil e ao mesmo tempo, ajudar uma instituição. Com isso, ele entrou em contato com a ONG Viver, que sugeriu solicitar leite para as crianças e fraldas para o HC. Por esse motivo, a organização pede doações de um litro de leite de caixinha ou um pacote de fralda geriátrica, apesar do evento não ter custo de entrada. “É um evento solidário”, afirmou.
O professor Luis Fernando é casado há dez anos com Alessandra Troian de Almeida e tem dois filhos: Luis Augusto Troian de Almeida (08) e Murilo Troian de Almeida (04). Ele fez de aula de violão com o professor Edson Dutra, da Musicenter, por um tempo e continuou aprendendo música sozinho. Luis Fernando já está envolvido com música há quase 30 anos. Durante esse período, ele tocou em missas, teve uma dupla, Edu e Fernando. Atualmente, ele está visitando CMEIs rolandenses apresentando a musicalização infantil e é professor de música da Unidade Social Nossa Senhora Aparecida, que através de sua gestora, Irmã Elizabeth Mendes, também apóia o evento.