Pastoral celebrou semana do (I)Migrante

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Pastoral celebrou semana do...
    A Pastoral do Migrante, ligada à Paróquia São José de Rolândia, comemorou a 33ª Semana do Migrante, dos dias 17 a 24 de junho. No domingo (24), o encerramento da semana foi uma roda de conversa e confraternização com cerca de 50 haitianos, que contou com a presença do padre Joel Medeiros, pároco da Igreja Matriz São José. “Eles puderam expor sobre a cultura, as dificuldades, a história de vida”, revelou Edneli Costa, da coordenação da pastoral do Migrante. 

    O encontro foi finalizado com um café da tarde possibilitado por doações da comunidade. Os bengaleses, que por estarem no período de ramadã, não participaram do evento. O tema da Semana do Migrante, realizada internacionalmente, foi “A vida é feita de encontro” e o lema, “Braços abertos sem medo de acolher”. 

    A semana teve como objetivo abrir uma discussão na sociedade sobre o momento atual, em que a migração cresce cada dia. “Temos que levar para a população que eles não estão aqui para roubar nossos empregos ou piorar nossa sociedade, eles não são invasores, estranhos. Eles são pessoas que foram forçadas a sair dos países deles, por motivos de desastres naturais, guerras, conflitos políticos, inseguranças, em busca de melhores condições”, explicou Edneli. 

    Ao longo da Semana do Migrante, a pastoral buscou estimular a empatia convidando os migrantes a participaram das missas. “Um deles fez a leitura na missa, tivemos um grupo de pessoas que cantaram, fizemos vídeos de depoimentos, com as histórias do por que eles estão aqui”, contou. O vídeo foi exibido para que a comunidade entendesse

    O grupo de voluntários existe para promover acolhimento e integração dos migrantes em Rolândia, ajudando e acompanhando-os de acordo com as demandas. Alguns migrantes precisam de ajuda na confecção de currículos para buscar emprego e outros, de encaminhamentos médicos, por exemplo. “Não é assistencialismo, o objetivo é que eles tenham autonomia e qualidade de vida na sociedade”, concluiu.   

    Edneli participou do Seminário Internacional de Migrações e Refúgio, que foi realizado em Brasília, de 12 a 14 de junho, representando a Arquidiocese de Londrina, com apoio da pastoral londrinense. A coordenadora da pastoral rolandense contou que o evento teve a presença de representantes de todo o Brasil e vários países. “Tive contato com outros migrantes e refugiados, líderes representando comunidades e países”, revelou. Uma das autoridades presentes foi Cardeal Tagli, presidente do Cáritas Internacional. Para Edneli, o seminário promoveu uma discussão abrangente sobre acolhimento, orientação, documentação e políticas públicas sobre a migração, acrescentando mais conhecimento para a atenção ao migrante.  

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: