Explore os cinco sentidos do seu cliente

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Explore os cinco sentidos...

    Você já ouviu falar em “marketing sensorial”? Ele se utiliza de estratégias que visam estimular os cinco sentidos do ser humano, com objetivos específicos – despertar atenção, comunicar algo, vender. O ato de comprar é uma atividade emocional. Assim, devemos desenvolver ações que capturem o cliente pela visão, olfato, paladar, tato e cheiro.

    As marcas deixaram de ser apenas palavras e imagens. Hoje possuem cheiro, gosto, sensações. Ao explorar os sentidos de seus consumidores, você o atinge pelo seu subconsciente. Muitas decisões de consumo são tomadas no subconsciente.

    Como se utilizar dessas estratégias? Vamos aos exemplos: a visão é o sentido que mais interfere na percepção das pessoas. Por isso, invista na apresentação do seu estabelecimento. Capriche na vitrine (ela é o outdoor da sua loja). Torne-a chamativa. Ela tem a função de convidar o consumidor a entrar em seu estabelecimento. Mantenha as mercadorias organizadas nas prateleiras, evitando o excesso de produtos. Atenção especial à decoração, aos uniformes dos colaboradores, à comunicação visual, à limpeza e organização da loja.

    Sua empresa deve também oferecer conforto auditivo aos clientes. Música sempre é uma ótima pedida. Escolha o estilo de acordo com o perfil do seu cliente. Mas cuide do volume. A música acolhe e deixa o ambiente mais convidativo e agradável.

    Já pensou em oferecer algo para o seu cliente degustar enquanto faz suas compras? Ofereça um cafezinho, suco, chá, chocolate, uma fatia de bolo. Isso faz parte do “bem receber” e demonstra carinho e cuidado.

    A sua loja tem cheiro? Pense em definir um aroma que fique marcado na mente do seu consumidor. O cheiro acalma as pessoas. Você tem a disposição vários tipos de aromatizadores no mercado, com possibilidades infinitas de aromas. Escolha um e a torne padrão em sua empresa. Todas as vezes que o cliente sentir aquele cheiro, se lembrará da sua marca.

    E por fim, o tato. Permita que o seu cliente toque seus produtos. Ele precisa “sentir” – nos dedos, na pele – aquilo que ele busca adquirir. Torne o ambiente agradável, controlando a temperatura através de ar-condicionado ou aquecedor. Quanto mais agradável a temperatura, maior a probabilidade do consumidor permanecer neste local.
Marketing sensorial é investir no bem estar dos seus consumidores.

Fábio Iwakura é consultor empresarial, diretor da Inteligência Consultoria Empresarial e colunista do Jornal de Rolândia
Contato: [email protected] / (43) 9.8404-0482

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: