Explore os cinco sentidos do seu cliente

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    VocĂȘ jĂĄ ouviu falar em “marketing sensorial”? Ele se utiliza de estratĂ©gias que visam estimular os cinco sentidos do ser humano, com objetivos especĂ­ficos – despertar atenção, comunicar algo, vender. O ato de comprar Ă© uma atividade emocional. Assim, devemos desenvolver açÔes que capturem o cliente pela visĂŁo, olfato, paladar, tato e cheiro.

    As marcas deixaram de ser apenas palavras e imagens. Hoje possuem cheiro, gosto, sensaçÔes. Ao explorar os sentidos de seus consumidores, vocĂȘ o atinge pelo seu subconsciente. Muitas decisĂ”es de consumo sĂŁo tomadas no subconsciente.

    Como se utilizar dessas estratĂ©gias? Vamos aos exemplos: a visĂŁo Ă© o sentido que mais interfere na percepção das pessoas. Por isso, invista na apresentação do seu estabelecimento. Capriche na vitrine (ela Ă© o outdoor da sua loja). Torne-a chamativa. Ela tem a função de convidar o consumidor a entrar em seu estabelecimento. Mantenha as mercadorias organizadas nas prateleiras, evitando o excesso de produtos. Atenção especial Ă  decoração, aos uniformes dos colaboradores, Ă  comunicação visual, Ă  limpeza e organização da loja.

    Sua empresa deve tambĂ©m oferecer conforto auditivo aos clientes. MĂșsica sempre Ă© uma Ăłtima pedida. Escolha o estilo de acordo com o perfil do seu cliente. Mas cuide do volume. A mĂșsica acolhe e deixa o ambiente mais convidativo e agradĂĄvel.

    JĂĄ pensou em oferecer algo para o seu cliente degustar enquanto faz suas compras? Ofereça um cafezinho, suco, chĂĄ, chocolate, uma fatia de bolo. Isso faz parte do “bem receber” e demonstra carinho e cuidado.

    A sua loja tem cheiro? Pense em definir um aroma que fique marcado na mente do seu consumidor. O cheiro acalma as pessoas. VocĂȘ tem a disposição vĂĄrios tipos de aromatizadores no mercado, com possibilidades infinitas de aromas. Escolha um e a torne padrĂŁo em sua empresa. Todas as vezes que o cliente sentir aquele cheiro, se lembrarĂĄ da sua marca.

    E por fim, o tato. Permita que o seu cliente toque seus produtos. Ele precisa “sentir” – nos dedos, na pele – aquilo que ele busca adquirir. Torne o ambiente agradĂĄvel, controlando a temperatura atravĂ©s de ar-condicionado ou aquecedor. Quanto mais agradĂĄvel a temperatura, maior a probabilidade do consumidor permanecer neste local.
Marketing sensorial Ă© investir no bem estar dos seus consumidores.

FĂĄbio Iwakura Ă© consultor empresarial, diretor da InteligĂȘncia Consultoria Empresarial e colunista do Jornal de RolĂąndia
Contato: [email protected] / (43) 9.8404-0482

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