Desde a segunda (02), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão aplicando vacinas contra a gripe somente em crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o único grupo prioritário que não atingiu a meta de cobertura vacinal de 90%. A vacina para as crianças dessa faixa etária está disponível tanto para as que ainda não tomaram a primeira dose, quanto para as que já completaram 30 dias da primeira dose e devem tomar a segunda e, ainda, para aquelas que tomam em dose única porque já foram vacinadas no ano anterior.
Marcelo Marques, enfermeiro da Epidemiologia, explicou que os responsáveis que não levaram as crianças para tomar a vacina ainda podem levá-las para se imunizarem com a primeira dose ou dose única para aquelas que já foram vacinadas no ano anterior. As crianças que foram imunizadas pela primeira vez, devem ser levadas para tomar a segunda dose em no mínimo 30 dias após a primeira. “As equipes estão fazendo busca ativa dessas crianças para tomar a segunda dose”, afirmou Marcelo. “Se ela não vir depois de 30 dias, pode vir depois de 40, depois de 50, mas ela tem que tomar essa segunda dose”, reforçou o enfermeiro.
No caso da primeira imunização contra a gripe, a criança obrigatoriamente deve tomar a vacina em duas doses para evitar reações. “Isso porque é a primeira vez que o organismo está reagindo a esta vacina”, esclareceu Marcelo Marques.
Ainda segundo o enfermeiro, a imunização continuará sendo realizada nas crianças dessa faixa etária enquanto houver vacina em estoque.