Na terça-feira (03), a secretaria de Educação de Rolândia deu início ao projeto “Alfabetizar em Três Tempos: Presente, Passado e Futuro”. Esse primeiro encontro foi o único realizado fora do horário de trabalho dos professores, das 17h30 às 19h30, e aconteceu no centro cultural Nanuk. Os cinco encontros seguintes acontecerão em horário de aula, ou seja, na hora-atividade do professor. A previsão de término das atividades será no mês de novembro.
O projeto visa garantir a alfabetização dos alunos do ensino fundamental, através de atividades planejadas e sistematizadas por grupos de estudos previamente organizados pela secretaria. A Educação quer minimizar o fracasso escolar, melhorar a autoestima dos alunos e ofertar aos professores a oportunidade de reflexão sobre o sistema de escrita e a aquisição da linguagem usada para escrever, além de contribuir com a sua formação, a fim de que possam construir sua prática educativa como professores alfabetizadores. Silvana Negrão, diretora pedagógica da Educação, dirigiu o primeiro encontro. “A alfabetização precisa de um olhar mais apurado. A lei diz que temos que alfabetizar as crianças até os terceiro ano, mas entendemos que o processo deve começar antes, no final da Educação Infantil e no início do Fundamental”, explicou Silvana ao JR.
Rosilene Mologni, gerente da Educação Infantil da secretaria, explicou que o projeto será uma base para a secretaria avaliar a possibilidade de estabelecer no município de Rolândia um método específico de alfabetização a ser utilizado pelas escolas municipais. O projeto é voltado para professores da Educação Infantil que atendem alunos de 4 e 5 anos e professores do 1º ano do Ensino Fundamental, totalizando quase 90 profissionais. A ideia de juntar professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental é para integrar todas as etapas da alfabetização. “Acreditamos que a alfabetização acontece desde o berçário, porém é nas séries finais da educação infantil e anos iniciais do fundamental que a alfabetização se consolida”, afirmou a gerente da EI.