No início do mês, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fez a primeira aplicação do larvicida Vecto Bac para exterminar os borrachudos na cidade. O resultado foi satisfatório e matou praticamente todas as larvas nos locais em que foi aplicado, mas a secretaria não havia recebido quantidade de larvicida suficiente para fazer a aplicação em todos os locais necessários. “A substituição realmente foi boa e estamos contentes de poder comunicar que isso funcionou”, afirmou o secretário Luiz Antonio Soares ao JR após a primeira aplicação. “Os borrachudos que estão vivos já estão morrendo e os outros já não nascem mais”, resumiu.
A próxima aplicação do Vecto Bac acontece nesta quarta-feira (18). “Em mais uma aplicação, nós esperamos chegar na extinção dos borrachudos em Rolândia”, antecipa o secretário Luiz Antonio Soares.
O surto de borrachudos ocorreu porque o larvicida que estava sendo aplicado nas nascentes não estava sendo efetivo. O secretário então fez os trâmites burocráticos para voltar a adquirir o larvicida Vecto Bac e deixar de receber o larvicida da antiga fornecedora. “Nós estamos terminando o processo de desclassificação da outra empresa”, afirmou.