Rolândia perde sua última figueira

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia perde sua última...
    Na madrugada do sábado (14), uma pessoa não identificada ateou fogo na última figueira da área urbana de Rolândia, localizada na praça Castelo Branco. A árvore tinha mais de 60 anos naquele local e era uma espécie de cartão postal não oficial da cidade – também servia, às vezes, para pessoas guardarem drogas. Da espécie Ficus benghalensis, a figueira de bengala é também conhecida como “falsa seringueira” e é considerada sagrada na Índia e em Bangladesh. Uma pena que por aqui não. 

    Na quarta-feira (18), a árvore ainda agonizava na praça e havia pequenos focos de fogo e muita fumaça e foi necessário a presença de bombeiros para jogar água. Mais fumaça e a secretaria de Meio Ambiente teve que mandar mais um caminhão de água para trabalhar em parceria com a Sanetran, que serrava e levava os troncos e galhos para o aterro. A Polícia investiga o caso, mas ainda não há suspeitos. As denúncias de possíveis autores do crime podem ser feitas à própria Polícia Militar pelo fone 190 ou à secretaria de Meio Ambiente pelo (43) 3156-0333 (horário comercial).

    Penúltima morreu neste ano
    O penúltimo exemplar urbano de figueira “morreu” no dia 05 de fevereiro deste ano. A árvore estava plantada há décadas na praça da Igreja Matriz São José e estaria morrendo havia mais de três anos – vieram técnicos e agrônomos da UEL e constataram que não era possível salvá-la. À época, o corte causou muita comoção nas redes sociais e, de acordo com o monsenhor José Agius, pároco na ocasião, havia outra seringueira que também foi retirada havia cerca de 10 anos. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: