Na próxima quinta-feira (26), a partir das 19h30, o I Simpósio “Muitas lutas, muita resistência, muitos caminhos: aprendendo sobre a Lei Maria da Penha” tem o seu primeiro encontro no auditório da Faccar. Organizado pela Prefeitura de Rolândia, através da Secretaria da Mulher e da Família, com apoio da Faculdade Paranaense – Faccar, o Simpósio terá mais dois encontros, em agosto.
Na quinta, serão discutidos dois temas: “Combate à violência doméstica contra a mulher: desafios e avanços da Lei Maria da Penha” com a palestrante será a Profª Talita Arruda (Advogada Criminalista em Maringá) – Presidente da Associação Brasileira de Advogados. O segundo tema fica por conta de Rafael Dias, diretor de Vigilância em Saúde de Rolândia, que aborda “As diferentes faces da Violência” a partir das 20h45.
“As condutas de um agressor/sequestrador subjetivo ferem a vítima de maneira indelével, causando marcas profundas em sua psiquê e, por vezes, até corporais, quando em seu ápice transborda em violência física. A pessoa que vive em um relacionamento abusivo inicia um processo de auto degradação do seu EU”, afirmou a advogada Talita Arruda ao JR, em entrevista pelo WhatsApp.
O segundo dia do simpósio será 10 de agosto, mais uma vez com dois temas. O primeiro, com a palestrante Juliana Tavares, advogada criminalista de Londrina, será “Alienação Parental: A Infância Roubada”. O segundo tema será “Direitos Humanos: Tecendo uma rede de proteção na família” com Fabio Brasilino, Professor de Direitos Humanos da Faccar.
No terceiro dia, 28 de agosto, o evento será encerrado com o tema “Ciclo difícil de romper, mas não impossível”, em uma mesa redonda com Talita Arruda (Advogada Criminalista em Maringá), Rose Leonel (Ativista dos Direitos da Mulher em Maringá), Terezinha Pereira (Assessora das Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba). A mediadora será a professora Simone Brun.
O Simpósio tem como objetivo propiciar aos rolandenses, principalmente mulheres, famílias e os acadêmicos, momentos de reflexão e troca de experiências referentes à Lei Maria da Penha.
As inscrições para as palestras podem ser feitas pelos telefones: (43) 3255-8600 ou 3255-8663 das 12h às 18h. Os participantes receberão certificado.
As inscrições para as palestras podem ser feitas pelos telefones: (43) 3255-8600 ou 3255-8663 das 12h às 18h. Os participantes receberão certificado.